Especialista fala sobre técnicas para clarear os dentes

Clareamento doméstico, embora seja efetivo, possui alguns incômodos

Redação Bem Paraná

Quem nunca sonhou em ter dentes brancos iguais aos astros do cinema e da televisão que atire a primeira pedra. Hoje já existem diversas técnicas feitas nos consultórios e também em casa para clarear os dentes. Porém, muitas dúvidas rondam o imaginário popular sobre clareamento. Como funciona? Qual o melhor o método? Qual o mais eficaz? Qual o mais barato? É verdade que os produtos usados no clareamento podem provocar o câncer? Fátima Caldeira, proprietária do Spa Dental, em São Paulo, responde todas essas dúvidas.

Entre as técnicas existentes no mercado para clarear os dentes a mais popular é o clareamento caseiro. A técnica é realizada através da aplicação de um gel clareador, supervisionada pelo dentista, através de uma moldeira plástica. Segundo a doutora os resultados começam a aparecer, em média, nos primeiros dias após o inicio do tratamento, que normalmente é realizado durante a noite. O paciente deve usar o produto pelo menos 4 horas por dia, durante 10 dias. No caso dos fumantes eles devem ficar pelo menos 12 horas sem fumar após a aplicação, diz a dentista.

O clareamento doméstico, embora seja efetivo, possui alguns incômodos como a ingestão do produto, contato do gel com a gengiva, podendo promover irritação, gosto desagradável e tempo maior para se alcançar o efeito desejado.

Já o clareamento a laser é realizado com aparelhos de última geração que associam um tipo especial de luz, conhecido como led, e um laser de iodo, onde juntos ativam um gel formado por peróxido de hidrogênio, promovendo um clareamento mais rápido. O clareamento é todo realizado no consultório odontológico e a sessão dura em torno de 60 minutos, sem a necessidade de o paciente levar dispositivos para casa, além da economia de tempo. Os resultados já são notados  na primeira sessão. Para melhor resultado, é recomendável fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo. Valor do clareamento dental caseiro mais o clareamento a laser varia entre R$ 800 e R$ 1.300,00.

A doutora Fátima Caldeira lembra que é comum às pessoas chegarem no seu consultório e a indagarem sobre a relação entre os produtos para clarear os dentes e câncer de boca. Segundo a especialista essa informação não tem fundamento. O FDA, órgão do governo americano que regula a comercialização de medicamentos e alimentos, que é extremamente rigoroso com essas questões, não desaprova o uso de clareadores dentais, desde que supervisionados por profissionais capacitados, lembra a dentista.

Uma novidade que promete fazer sucesso são as lentes de contato dentais, que consistem em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície dos dentes para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, é que, ao contrário das facetas convencionais, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais – explica a doutora.

Para finalizar, a profissional alerta sobre falsas promessas, como lavar os dentes com água sanitária e as famosas receitas caseiras. Isso não funciona! O que usamos para proporcionar dentes brancos aos pacientes é um remédio e, como tal, deve ser administrado por um profissional, conclui.