Devido às baixas temperatura do inverno, as pessoas tendem a sentir um aumento no relato de sensibilidade dentária. Isto acontece porque o ar frio entra em contato com a boca que é um local quente. A professora de Endodontia Caroline Wichnieski, coordenadora da clínica de odontologia da Faculdade Herrero, de Curitiba, explica que quando o ar frio entra em contato com a superfície do dente, acaba resfriando o esmalte (parte externa do dente) e a dentina (camada intermediária), até chegar à polpa dentária (região rica em terminações nervosas), muito sensíveis ao frio. E por isso, gera a sensação de dor.
A coordenadora declara que além da baixa temperatura, a sensibilidade dentária tem outras causas associadas, como “a escovação excessiva ou com muita força, pouca escovação, consumo de alimentos ácidos, uso equivocado do fio dental, uso de cremes dentais abrasivos, formação de cáries, fratura dentária, excesso nas restaurações, durante ou após o clareamento dental, doenças relacionadas ao canal do dente, sinusites, apertamento dental (bruxismo), entre outros”.
Caroline orienta ainda que durante o inverno observa-se também um aumento na frequência de doenças respiratórias como gripes, resfriados e sinusites. “A sinusite é uma inflamação na membrana que recobre os seios da face, gerando aumento de volume, pressão e dor na região. Os dentes superiores e posteriores possuem íntimo contato com o seio maxilar (maçã do rosto), portanto devido à essa inflamação pode haver um aumento na pressão local, ocasionando uma sensibilidade nos dentes devido à sinusite. Da mesma forma, devido a este íntimo contato, algumas patologias que ocorrem a partir do canal do dente podem gerar dor e comprometer essa região da face”, finaliza ela.
A professora indica que a população realize visitas regulares ao dentista (o ideal é a cada 6 meses), escovação com escovas maciais e cremes dentais não abrasivos após as refeições (aguardar de 20 a 30 minutos após a alimentação para realizar a escovação), uso frequente do fio dental, uso de géis clareadores conforme orientação do dentista, além de evitar alimentos ácidos. “Caso o paciente já tenha percebido uma sensibilidade desconfortável nos dentes deve procurar um dentista para identificar as causas e realizar o tratamento adequado para o caso”, finaliza Caroline.
ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
A Faculdade Herrero, especializada na área da saúde há 20 anos, oferece atendimento clínico de odontologia à população. Para agendar consultas é necessário entrar em contato via telefone (41) 3016.1930 e confirmar a disponibilidade de agenda. A consulta é realiza pelos estudantes de odontologia, monitorados pelos professores. O atendimento é gratuito, sendo cobrado apenas taxa social dos materiais. Para mais informações acesse o site: www.herrero.com.br.