
Entre os dias 14 e 18 de julho, 70 estudantes dos colégios Maristas do Paraná e Santa Catarina estarão unidos para realizar ações voluntárias em comunidades da Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A iniciativa faz parte da Missão Solidária Marista, que mobiliza milhares de jovens em todo o Brasil em uma grande experiência de voluntariado e cidadania.
Inspirada pelo Jubileu da Esperança e pela Campanha da Fraternidade 2025, a Missão Solidária deste ano tem o tema “Cidadãos da Esperança”. O projeto envolve estudantes Maristas a partir dos 14 anos em ações de impacto social voltadas para comunidades com histórico de fragilidade socioeconômica.
Alunos de quatro unidades do Marista Brasil em Curitiba e região participarão da Missão Solidária Marista 2025. Estão entre os colégios envolvidos o Marista Paranaense, Marista Santa Maria e Marista Anjo da Guarda, todos localizados na capital, além do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, de Araucária, na Região Metropolitana.
Durante a missão, os jovens irão participar de atividades como a pintura da Igreja Santa Edwiges, oficinas recreativas com crianças da comunidade Santa Clara, além de uma caminhada para visitar as famílias dessas localidades.
“É com muita alegria e esperança, que acolhemos a Missão em nossa escola, certos de que essa experiência fortalecerá o espírito de fraternidade, fé e transformação social entre os jovens.”, destaca a diretora do Marista Escola Social Irmão Henri, escola anfitriã desta edição, Geliane Quemelo.
Para o coordenador de pastoral do Colégio Marista Paranaense, Jean Marcos Gregol Gwiazdecki, que também estará presente nas ações, essa é uma oportunidade de despertar o olhar dos estudantes para a solidariedade. “É uma atividade pedagógica e de solidariedade que desperta o estudante para uma vivência mais fraterna. É uma troca: eles vão com a intenção de ajudar, mas voltam transformados pelo vínculo com a comunidade. É um momento de escuta, de construção de laços e de aprendizado real sobre o que é justiça social”, destaca.
Entre os alunos que participarão da Missão Solidária Marista 2025, a expectativa de estar em ação é grande. “Quando se trata de uma experiência nova sempre se criam muitas expectativas, boas na maioria das vezes mas acompanhadas de um medo, de não saber o que está por vir. Na MSM espero ajudar com toda minha força de vontade, fazer o que tem que ser feito sabendo o tanto que isso fará bem para o espaço onde estaremos, e com tanta bondade e esperança envolvida tenho certeza que vai fazer bem para mim mesma também, me ajudando a crescer e evoluir como pessoa. ”, conta Estela de Faria, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Marista Anjo da Guarda.
MISSÃO SOLIDÁRIA 2025
Ao todo, a Missão Solidária Marista 2025 reunirá mais de 1.200 jovens, educadores, colaboradores e irmãos maristas em todo o Brasil. O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania, além de fortalecer o compromisso sociotransformador baseado na espiritualidade e no carisma marista.
Neste ano, a missão acontece em duas modalidades, local e regional, abrangendo seis cidades: Recife (PE), São Paulo (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Rio Grande (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), entre maio e outubro. Durante cinco dias em cada local, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais.
SOBRE O MARISTA BRASIL
O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 99 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/ .