Estudo lista perfil dos 7 tipos de consumidores de Natal

Após analisar o comportamento de mais de 2 mil pessoas nos EUA, pesquisa traça os diferentes perfis de compradores

Redação Bem Paraná com assessoria

Uma pesquisa realizada pelo SAS nos Estados Unidos, companhia líder em análise avançada de dados, revelou que os gastos com compras de Natal irão aumentar em 2014 – ao contrário das estimativas de vendas no comércio brasileironeste ano. De acordo com o estudo Holiday Shopping StylesReport, umterço dos consumidores pretende gastar mais do que em 2013. A outra metade planeja desembolsar a mesma quantidade do ano anterior. Apenas 10% deve cortar gastos com presentes.

A enquete feita com 2.007 pessoas listou também os sete estilos de compras predominantes nesta temporada de Natal. Confira:

– Guerreiros da Black Friday: grupo que corresponde a 21% dos consumidores, com gasto médio de US$ 1.422, e é simbolizado pelas pessoas que passaram horas nas filas esperando a abertura das lojas para aproveitar os descontos.

– Estouradores de Orçamento: correspondem a 11% dos consumidores e gastarão, em média, US$ 1.132. Compramgrande variedade de produtos, pagam por conveniência, gastam mais que o planejado e consideram giftcards muito impessoais.

– Compradores Práticos: são 21% do público, com gasto médio estimadode US$ 1.108. Farão todas as compras de Natal de uma só vez, usando uma lista e controlando o orçamento. Comprarão principalmente itens de vestuário.

– Presenteadores Perfeitos: são 19% dos clientes e gastarão US$ 1.056. Adoram comprar e se inspiram em muitos lugares. Para eles, dar presentes exclusivos é importante e eles tendem a mimar as pessoas. Normalmente, finalizam suas compras antes mesmo do feriado de Ação de Graças.

– Cyber Shoppers: são 19%, gastarão US$ 955 e consideram as compras de Natal um estorvo. Evitam as multidões nas lojas, preferindo comprar de casa, online. Normalmente não sabem o que comprar e só decidem enquanto pesquisam nos sites.

– Esperançosos de Última Hora: são os 5% de clientes (gasto médio de US$ 955) que correm para o shopping na véspera do Natal. Acreditam que esperar até o fim é uma forma de economizar dinheiro, e normalmente fazem todas as compras de uma vez só. São os que mais compram giftcards, pela praticidade.

– Rabugentos: os 5% que são completamenteopostos aos Guerreiros da Black Friday. Acham que a decoração de Natal sempre é colocada cedo demais, detestam as multidões de consumidores, não mimam seus familiares e não pagam por conveniência. Deixam para comprar na última hora e, se puderem, evitam totalmente as compras de Natal.