coxinha
Coxinha (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Curitiba pode passar a contar, em breve e oficialmente, com um Festival da Coxinha para chamar de seu. Nesta semana, avançou na Câmara Municipal uma proposta que tem o objetivo de incluir o evento no calendário oficial da cidade. A iniciativa, aprovada na última segunda-feira (7 de abril) pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, já pode ser incluída na ordem do dia, ou seja, votada pelos parlamentares.

A proposta, do vereador Renan Ceschin (Pode), é que o evento gastronômico aconteça todos os anos, no mês de maio, porque o dia da coxinha é celebrado neste mês (em 18/5). O Festival da Coxinha duraria três semanas e incluiria como um de seus atrativos as competições entre os estabelecimentos participantes e promoções especiais para os clientes.

“A proposta visa valorizar um ícone da gastronomia local, promovendo um evento que destaca a coxinha como elemento cultural de Curitiba. Ao envolver diversos estabelecimentos gastronômicos e incluir atividades como competições, degustações e workshopso festival tem potencial para fomentar o turismo, incentivar a economia local e enriquecer o calendário cultural da cidade”, cita o parecer do relator do projeto e presidente da comissão, Guilherme Kilter (Novo).

“Um evento anual que, além de proporcionar uma grande celebração da culinária, também fomentará a economia da cidade e valorizará o comércio e a cultura local, tornando Curitiba ainda mais reconhecida como um destino gastronômico de destaque”, justifica ainda o autor da iniciativa.