
Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas desejam dar um novo visual a suas casas para celebrar as festas, receber amigos e familiares ou apenas para começar o novo ciclo com energias renovadas. Para aqueles que possuem casa de praia, a época também convida a revisitar a propriedade que ficou “abandonada” durante o ano, seja para curtir as férias ou ainda para alugar o imóvel durante a alta temporada.
Leia mais
- Avenida Central de Curitiba pode virar a “Times Square” brasileira
- Que tal levar as crianças para uma oficina gratuita de bolachas de Natal em Curitiba?
Ao mesmo tempo, a chegada do verão em dezembro traz inspirações da nova estação que podem ser incorporadas dentro dos lares, trazendo mais conforto e receptividade. A possibilidade de reformar, contudo, vem acompanhada de um certo receio para muitos, visto o curto prazo e as dúvidas sobre o que priorizar.
Foi pensando nisso que o Balaroti, o maior home center do país, uniu-se à arquiteta Isaura Sordi, com mais de 18 anos de experiência no mercado, para listar algumas dicas simples e sugestões de itens e materiais para quem quer transformar a casa sem grandes reformas, de maneira prática e sem comprometer o orçamento.
Pequenas reformas: pintura como aliada na transformação
Entre as opções mais acessíveis e rápidas está a pintura. “É uma das formas mais fáceis de mudar o visual da casa. Além disso, você pode fazer o trabalho em família ou até mesmo sozinho”, sugere a arquiteta. Ela recomenda ousar nas cores e optar por uma parede colorida, que trará autenticidade e frescor para o ambiente.
“Entre as opções que mais se destacam estão as cores azuis e verdes, como os tons Nimbus e Cacto, além da tendência de texturas, como o efeito cimento queimado, que segue em alta”.
Revestimentos sem quebra-quebra
Para evitar o “quebra-quebra”, a profissional sugere o uso de revestimentos cerâmicos, aplicando-os em locais como a bancada da cozinha ou o fundo da ducha da piscina. “Marcas como Ceusa, com o lançamento Dinda, e Portinari, com a coleção Pacific, possuem opções lindas e versáteis, e, em alguns casos, é possível aplicar os revestimentos sobre cerâmicas já existentes, desde que se use a argamassa adequada e as peças estejam bem fixadas”, explica.
Verão dentro de casa: inspirações da nova estação
Segundo a arquiteta, a chegada do verão traz consigo uma energia vibrante, que pode ser incorporada por meio de materiais como madeira e fibras naturais. “Eles proporcionam mais conforto, especialmente em contato com a pele. Além disso, não se esqueça de aproveitar a ventilação natural nos finais de tarde e, se necessário, invista em um bom ar condicionado para os dias de calor intenso”, recomenda.
Na hora de decorar, Isaura sugere itens que tragam frescor e conforto para os ambientes. “As cortinas de linho são perfeitas para bloquear a incidência solar. Para os tapetes, prefira modelos em algodão ou sisal, que adicionam aconchego. E não se esqueça dos quadros, abajures, flores e elementos que tragam uma sensação de frescor”, diz.
Cortinas e tapetes para decorar e garantir conforto para os ambientes. Imagem: Divulgação/Balaroti
Ela também destaca que a iluminação pode ser renovada com lâmpadas de LED, que consomem menos energia e emitem uma luz mais suave e aconchegante.
Para garantir maior praticidade na hora de construir, reformar ou decorar, um home center pode ser a salvação para que os consumidores encontrem tudo o que precisam em um só local. Com quase cinco décadas no mercado, o Balaroti consolidou-se como especialista em oferecer uma grande variedade de marcas e produtos que atendem a todas as necessidades e etapas da obra.
Além de 36 lojas físicas no Paraná e Santa Catarina, a empresa ainda conta com um e-commerce com mais de 50 mil itens, que incluem, também, produtos perfeitos para o verão, como guarda-sol, filtro de piscina, espreguiçadeiras, coolers, caixas térmicas, conjuntos para área externa, bem como ventiladores e aparelhos de ar condicionado.
Pequenas reformas: Renovando os cômodos
Ambientes como varandas, áreas de piscina e salões de festas merecem móveis que combinem beleza e funcionalidade. “Invista em mobiliários leves e tecidos como o ‘acquablock’, que facilitam a limpeza. Se houver espaço, uma ducha vai tornar os dias de verão ainda mais refrescantes”, sugere.
As plantas também são essenciais para equilibrar a energia do ambiente e trazer frescor. A arquiteta indica que uma jabuticabeira ou pitagueira no quintal podem transformar os dias quentes em momentos ainda mais agradáveis.
Para os quartos, especialmente os de hóspedes, ela recomenda renovar o espaço com cores vibrantes, texturas e estampas tropicais. “Esses elementos trazem uma sensação de acolhimento e deixam os hóspedes com vontade de voltar”, afirma.
Dica extra: desapegar para renovar a casa e a rotina
Por fim, uma última dica é aproveitar o fim do ano para desapegar de itens desnecessários. Organizar os espaços, retirar o que não é mais útil e reorganizar os armários pode não só tornar a casa mais harmônica, como também facilitar a rotina diária.
A arquiteta enfatiza que, com o final do ano, o foco deve estar nas pequenas mudanças. “Ao invés de uma grande reforma, que exige mais tempo, o ideal é investir em melhorias pontuais. Planeje as transformações com antecedência, evitando surpresas no orçamento e nos prazos. O resultado será um ambiente moderno, bonito e com uma atmosfera mais acolhedora”, finaliza.