
A primavera chegou e com ela as cores e perfumes da estação. Uma forma sustentável de celebrar a estação é incluir plantas nativas brasileiras na decoração. Além da beleza, essas espécies favorecem a biodiversidade, atraem polinizadores e contribuem para o equilíbrio ambiental, mesmo em áreas urbanas.
Além de deixarem a casa mais bonita e cheirosa, o paisagismo preenche e transforma o lugar, conferindo uma sensação de serenidade, alegria e aconchego.
O arquiteto da incorporadora paranaense GT Building, Fabio Lima, indica quatro espécies ideais para esta época, considerando as condições de luz e umidade de cada ambiente antes de escolher as plantas:
- Manacá-da-serra:
Árvore ornamental com flores que mudam do branco ao lilás e depois ao roxo. Pode ser cultivada em vasos grandes ou pequenos jardins, atraindo borboletas e abelhas.
Dica de uso: posicione na entrada ou em varandas amplas para maior impacto visual.
- Ipê-amarelo:
Símbolo da flora brasileira, exibe flores vibrantes que remetem à renovação. Embora seja conhecido pelo porte, há versões anãs que podem ser cultivadas em vasos.
Dica de uso: perfeito para varandas ensolaradas e bem ventiladas.
- Begônia-cerosa:
Herbácea resistente, de fácil cultivo, com flores em rosa, vermelho ou branco. Vai bem em vasos, jardineiras e floreiras suspensas.
Dica de uso: excelente para nichos, estantes ou bancadas, trazendo cor e delicadeza.
Decoração com propósito
Ao escolher plantas nativas, é possível valorizar o bioma brasileiro, apoiar a fauna local e estimular a regeneração dos ecossistemas. Mais do que estética, o paisagismo regenerativo prioriza a consciência ambiental e bem-estar.