Desconfiança e incredulidade. Essas são as reações mais comuns quando alguém do Sul e do Sudeste ouve dizer que faz frio em Pernambuco. Mas o Estado oferece muito mais do um quente entardecer nas Praias de Porto de Galinhas e Carneiros. E o pernambucano sabe disso. Quando o inverno chega é hora de tomar o caminho do agreste e do sertão.
Cidades das duas regiões abrigam uma série de eventos para celebrar a estação mais fria do ano. O mais famoso é o Festival de Inverno de Garanhuns. Durante os dez dias da festa, o município recebe mais de 1 milhão de visitantes. No extenso cardápio da comemoração, que neste ano ocorre entre 17 e 26 de julho, estão shows de grandes estrelas, espetáculos teatrais, recitais de música clássica, mostras de cinema e literatura, exposições e muito mais.
O grande homenageado deste ano é Dominguinhos, que, ao lado de Luiz Gonzaga, colocou o forró no mapa da música popular brasileira. Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá e Triunfo também criaram uma programação especial para o período.
O Ceará seguiu o exemplo do vizinho e vestiu gorro, cachecol e luva. A 92 quilômetros de Fortaleza, a pequena Guaramiranga quer esquentar a alma dos visitantes. Em junho, o Festival Serra e Sanfona vai levantar poeira. A animação fica por conta dos sanfoneiros do Maciço do Baturité, região onde fica o município. E, para garantir o pique, dezenas de barraquinhas venderão delícias típicas da terra.