
As capivaras dos parques de Curitiba viraram a nova marca da Capital do Paraná. Assim, como pinhão, tudo em que ela aparecem vira mora e faz um sucesso ainda maior. Em 2013, a capivara que é o maior roedor do mundo se tornou mascote da cidade de Curitiba.
Desde então, o comércio local adotou o animal em seus produtos, com destaque para o pastel em formato de capivara – carinhosamente chamado de “Capistel”, que se tornou um dos principais atrativos turísticos da região.
Uma das responsáveis por popularizar a iguaria foi a Pastenina, lanchonete criada pelos amigos Alysson Wiinsch e Robson Pawlak, em 2019. Para se ter uma ideia, o espaço vende mais de 1.000 pastéis temáticos por mês, e foi vice-campeã do prêmio de melhor pastelaria da cidade, pelo Pastel Fest 2024.
E para celebrar o sucesso, a marca inaugurou sua segunda unidade na cidade, no Centro. Carro-chefe da casa, o capistel está presente em diferentes sabores, desde os mais clássicos, como queijo e carne, até opções como palmito, marguerita e brócolis com bacon e cream cheese.
Os formatos também variam: o tradicional, mais pedido, o mini, ideal para crianças, e o Big Pastenina, um pastel com mais de meio quilo de recheio.
Além dos pastéis, a casa oferece ainda sopas e refeições, como o escondidinho, que conta com mais de dez sabores diferentes. De sobremesa, os pasteis doces ganham a companhia do açaí e cupuaçu, que podem ser servidos com acompanhamentos naturais, como banana e morango.
Serviço – Pastenina
Rua Emiliano Perneta, n 77, Centro – Curitiba
Horário: Segunda à Sábado, das 10h às 21h
Contato: (41) 3585-1447