Gastronomia Sabor

Lanchonete queridinha de Curitiba abre mais uma loja

Redação Bem Paraná com assessoria
Capistel (2) (1)

Pastel em forma de capiavara. (Divulgação)

As capivaras dos parques de Curitiba viraram a nova marca da Capital do Paraná. Assim, como pinhão, tudo em que ela aparecem vira mora e faz um sucesso ainda maior. Em 2013, a capivara que é o maior roedor do mundo se tornou mascote da cidade de Curitiba.

Desde então, o comércio local adotou o animal em seus produtos, com destaque para o pastel em formato de capivara – carinhosamente chamado de “Capistel”, que se tornou um dos principais atrativos turísticos da região.

Uma das responsáveis por popularizar a iguaria foi a Pastenina, lanchonete criada pelos amigos Alysson Wiinsch e Robson Pawlak, em 2019. Para se ter uma ideia, o espaço vende mais de 1.000 pastéis temáticos por mês, e foi vice-campeã do prêmio de melhor pastelaria da cidade, pelo Pastel Fest 2024.

E para celebrar o sucesso, a marca inaugurou sua segunda unidade na cidade, no Centro. Carro-chefe da casa, o capistel está presente em diferentes sabores, desde os mais clássicos, como queijo e carne, até opções como palmito, marguerita e brócolis com bacon e cream cheese.

Os formatos também variam: o tradicional, mais pedido, o mini, ideal para crianças, e o Big Pastenina, um pastel com mais de meio quilo de recheio.

Além dos pastéis, a casa oferece ainda sopas e refeições, como o escondidinho, que conta com mais de dez sabores diferentes. De sobremesa, os pasteis doces ganham a companhia do açaí e cupuaçu, que podem ser servidos com acompanhamentos naturais, como banana e morango.

Serviço – Pastenina

Rua Emiliano Perneta, n 77, Centro – Curitiba

Horário: Segunda à Sábado, das 10h às 21h

Contato: (41) 3585-1447