Gastronomia Indicação Geográfica

Após viralizar mostrando produtos do Paraná, cozinheiro e comunicador lança websérie sobre IGs

Editado por Mario Akira
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O cozinheiro e comunicador Rui Morschel lança a websérie “Contém BR (Foto: Jonathan Nenemann)

Do guaraná da Amazônia à erva-mate paranaense: o cozinheiro e comunicador Rui Morschel estreia na próxima quarta-feira (15) uma websérie sobre IGs brasileiras.

Após viralizar mostrando produtos do Paraná, Morschel lança série “Contém BR” com 10 episódios contendo informações e curiosidades de IGs de norte a sul do País.

Muito além de sabores e tradições, as Indicações Geográficas (IG) guardam a identidade e a história de comunidades inteiras. O reconhecimento de IG garante que um produto ou serviço possui origem geográfica específica e características únicas.

E é justamente nesse universo que o cozinheiro e comunicador Rui Morschel mergulha mais a fundo com a websérie “Contém BR”. Com estreia prevista para o dia 15 de outubro no seu canal do YouTube e Instagram, Rui mostra ao longo de 10 episódios semanais, o valor econômico, cultural e social desses produtos.

Para se ter ideia de como o País ainda tem muito a ser explorado sobre o tema, atualmente a Europa conta com mais de 3 mil IGs, enquanto o Brasil não chega a 150. “Nosso objetivo é dar visibilidade a produtos tipicamente brasileiros que muitas vezes não são conhecidos nem mesmo pela população local, além de incentivar outras iniciativas a buscarem esse reconhecimento. Por trás de cada indicação geográfica há muita história, pesquisa e um valor agregado incrível que precisa ser mostrado”, comenta Morschel.

Na nova webserie o cozinheiro irá mostrar ao público 10 indicações geográficas brasileiras: o guaraná de Maués, do Amazonas; o queijo do Marajó, do Pará; os espumantes de Altos de Pinto Bandeira, do Rio Grande do Sul; a própolis vermelha dos Manguezais do Alagoas; os calçados infantis de Birigui, de São Paulo; a renda irlandesa da Divina Pastora, de Sergipe; a panela de barro da Raposa, de Roraima; o açaí de Feijó, do Acre; o abacaxi de Porto Grande, do Amapá e a erva-mate de São Matheus, do Paraná.

As dez indicações geográficas foram escolhidas em conjunto com a Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG), parceira do novo projeto. As gravações foram feitas online e presencialmente. “Foram algumas semanas de trabalho intenso e muito rico. Estar com esses produtores, entender suas raízes e poder dar voz a isso é trazer as origens do Brasil para os holofotes. Esse trabalho tem uma importância econômica, cultural e social muito grande”, explica.

Helinton Lugarini, presidente da ABRIG, acredita que a webserie é o melhor conteúdo direcionado para indicações geográficas já feito. “O Rui foi escolhido a dedo para contar essas histórias exatamente por saber a essência das indicações geográficas, e por viver isso desde 2019. Nós que trabalhamos ao lado dos produtores e entendemos o todo dessa cadeia, vemos a quantidade de gente impactada, que se sente ajudada e prestigiada. Com este conteúdo, o Rui conseguiu mostrar o valor de cada região e por isso mesmo ele é o embaixador das indicações geográficas brasileiras”, afirma.

De engenheiro a embaixador do Brasil

A escolha de Rui pelas indicações geográficas não é por acaso. Engenheiro de formação, ele ficou nacionalmente conhecido em 2018, ao participar da 5ª temporada do programa Masterchef Amadores. Desde então, vem utilizando as redes sociais de forma estratégica, unindo gastronomia e educação — e as indicações geográficas passaram a ocupar um papel central nesse trabalho.

O cozinheiro começou compartilhando conteúdos que já produzia antes mesmo do programa, como dicas e receitas. Na sequência, criou o projeto Van Cozinhar, com o objetivo de levar cursos a merendeiras de escolas brasileiras. Rui se dedicou desde a concepção até a construção da van, que meses depois ganharia a estrada levando seu propósito para diferentes comunidades.

“Em 2020 comecei a estudar mais a fundo o tema das indicações geográficas, porque isso dialogava diretamente com meu objetivo de valorizar a gastronomia e os produtos locais. Mas, em plena pandemia, o processo acabou sendo mais lento. Mesmo assim, de forma totalmente online, conversei com diversas associações de produtores e, em 2021, lançamos a websérie Origens do meu Paraná”, relembra Morschel.

A primeira temporada contou com 12 episódios e ultrapassou 1 milhão de visualizações. Uma das histórias contadas foi a da goiaba de Carlópolis. “Agradecemos muito o trabalho que o Rui fez por nós, produtores da goiaba de Carlópolis. Muita gente não sabia como são feitas as coisas e não tinha ideia do potencial enorme do nosso município. Essa transferência de informação é muito importante”, comentou Rodrigo Viana, um dos produtores da goiaba, que atualmente é fonte de renda de cerca de 250 famílias no município.

Em 2022, veio a segunda temporada, com 16 vídeos, novos produtos — alguns ainda em processo do reconhecimento IG— e o dobro de público: 2 milhões de visualizações. Poucos meses depois, a terceira temporada consolidou o projeto, somando mais 10 episódios e mais de 3 milhões de visualizações. Foi nesse momento que Rui percebeu que falar sobre as origens e raízes do seu estado não apenas trazia conhecimento ao público, mas fortalecia toda uma cadeia produtiva.

“Percebi que o trabalho estava realmente atingindo seu objetivo. Além de comunicar para o público, nós estávamos beneficiando os produtores, elevando o valor dos seus produtos na cadeia. Assim, vimos o sentido maior em todo o processo”, afirma o cozinheiro, que, a partir daí, passou a ser reconhecido como um verdadeiro embaixador dos produtos brasileiros.

O impacto foi direto: alguns produtos apresentados em Origens do Meu Paraná chegaram a aumentar em até 300% o valor de venda. “Assim como a nossa história, existem várias outras. Ter uma pessoa disposta a divulgar isso é incrível, ainda mais sendo o Rui. Nos trouxe alcance imediato, pedidos de pessoas querendo conhecer nosso produto. Saber que esse trabalho pode beneficiar tantas outras histórias e famílias é recompensador. O nosso produto é incrível e ele precisa ser mostrado para várias outras pessoas. É isso que o Rui fez e vai continuar fazendo: apresentar nossas histórias ao País”, opina Barbara Krenk, da 3ª geração de produtores da bala de banana de Antonina-PR.

Agora, com a nova websérie, Rui pretende ampliar esse movimento de valorização para todo o Brasil, levando às telas produtos, histórias e tradições de diferentes estados. “Cada produto desse conta uma história: a do nosso próprio país. Quero que cada pessoa que assistir à série perceba que, ao consumir produtos com IG, está fortalecendo famílias, comunidades e culturas inteiras”, finaliza o Morschel.

Serviço:

Lançamento webserie “Contém BR”
Data: 15 de outubro (quarta-feira)
Youtube | Instagram
Um episódio novo toda quarta-feira

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