Receita parisiense do século XVI (Foto: Fernando Zequinão)

Você conhece o Baviera, um clássico curitibano? O restaurante está aberto ininterruptamente desde 1962, sendo um dos mais antigos da cidade. Dentre os pratos tradicionais do cardápio, alguns se destacam e fazem sucesso entre a clientela fiel, como o calzone de ricote, a lasanha com massa finalizada no forno a lenha e a tradicional sopa de cebola.

Receita parisiense do século XVI, a famosa Soupe à L’Oignon, é uma das mais premiadas do Brasil, e mantida sem alterações desde a inauguração do restaurante, em maio de 1972. “Ela é preparada a seis mãos, pelo chef, o cozinheiro e o forneiro que dá o toque final. De tão especial, é a única sopa que temos no nosso cardápio”, conta o proprietário do Baviera, Márcio Borges.

Queridinha dos curitibanos há meio século, recentemente a sopa de cebola do Baviera foi reconhecida pela criadora de conteúdo digital e chef de cozinha Caroline Grimm, como a melhor da cidade. Ela realizou uma “saga” da sopa de cebola francesa gratinada, provando o prato em 12 restaurantes da cidade até chegar ao veredito final.

“Eu considero que a sopa do Baviera tem um sabor mais complexo, mais profundo, você vê que ela foi caramelizada, o caldo utilizado foi bem reduzido, com sabor bem concentrado, o queijo fica uma delícia, é super gostoso e o forno à lenha dá o toque especial né. Ela chega na mesa muito bem apresentada. Enfim, ela é unanimidade, né”, afirma Caroline.

A chef de cozinha levou em conta cinco critérios para montar sua lista de favoritas, na qual a sopa de cebola do Baviera reina soberana. Dentre eles estão a apresentação, que deve ser em cumbuca, para manter a temperatura, o caldo encorpado e a cebola fatiada em finas camadas e caramelizada.

A sopa do Baviera tem tudo isso e mais um pouco, porque diferente dos caldos feitos em “panelões”, a Soupé à L’oignon é preparada individualmente, uma a uma, à medida que os pedidos chegam à cozinha. Ela é montada em camadas e recebe uma generosa porção de queijo, antes que o prato seja levado ao forno a lenha para gratinar.

Em uma só noite é comum que o restaurante sirva até cem sopas. Para se ter uma ideia, só no preparo desse prato o restaurante chega a usar 2 toneladas de cebola por mês.

Famosa, premiada e muito bem servida, curiosamente a sopa de cebola do Baviera está no cardápio como uma sugestão de entrada, servida acompanhada de uma cesta de torradas quentes. Que tal aproveitar a onda de frio e conhecer a iguaria?

Serviço
Sopa de Cebola do Baviera
Endereço: Rua Augusto Stellfeld, 18 – Centro
Horário de funcionamento: 18h às 0h
Telefone: (41) 3232-1995
Valor sugerido: R$52
Site: https://www.cantinabaviera.com.br/cardapio
Instagram: @cantinabaviera