Dia da Pizza: conheça curiosidades sobre a redonda mais desejada

Paraná fez quase 6 milhões de pedidos em 2022

Assessoria de Imprensa

Imagem ilustrativa (Franklin de Freitas)

Você sabia que de “italiana” a pizza só tem sotaque?! O disco redondo de água e farinha de trigo surgiu no Egito e na Grécia, por volta do século VI a.C! Os romanos descobriram e têm o mérito de adaptar e popularizar a receita como conhecemos hoje. Por aqui a paixão pela “redonda” é tanta que temos o Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, data do primeiro concurso de pizzaiolos realizado no país, ocorrido em 1985.

Um levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, mostra que o país é um grande consumidor de pizzas! Em 2022 foram pedidas, em média, cinco pizzas por segundo! O estado do Paraná, sozinho, realizou quase 6 milhões de pedidos via aplicativo! O consumo nacional foi estimado em 143 milhões de unidades, se fossem enfileiradas dava para ir mais de dez vezes do Oiapoque ao Chuí ou dar uma volta no Planeta Terra! Deu vontade, né? A boa notícia é que tem pizzaria que atende até na hora do almoço, outras funcionam de domingo a domingo pelo app.

A pizza brasileira é diferente da original, mas nem tanto! A massa consumida por aqui tem baixa fermentação, a italiana passa por um processo mais longo. A borda recheada também é uma “inovação” nacional com recheios de catupiry a doce de leite, isso sem falar na variedade de sabores e tamanho. A italiana ocupa um prato, a pizza brasileira tem o tamanho da fome de quem pede: pizzas gigantes de 12 pedaços e a menorzinha, a pizza brotinho, cabe num prato de sobremesa. Tem de tudo um pouco!