Mais tradicional restaurante de Curitiba lança sobremesa Capivara ao Leite Quente

Josianne Ritz
515264681_1137012221795930_1529773028061744674_n

Divulgação

O mais tradicional restaurante de Curitiba entrou na onda da capivara. O restaurante Madalosso lançou a sobremesa Capivara de Leite Quente.

Maior roedor do mundo, a capivara, se tornou mascote da cidade de Curitiba em 2013, após virar meme nas redes sociais. Desde então, o comércio local adotou o animal em seus produtos, com destaque para o pastel em formato de capivara – carinhosamente chamado de “Capistel”, que se tornou um dos principais atrativos turísticos da região.

O prato do Madalosso é feito de uma panacota leve e cremosa, mergulhada em uma geleia de goiabada docinha e finalizada com uma farofinha crocante de amêndoas.

Divulgação

“E por que esse nome? Além de ser feita com leite cozido, o famoso leite quente é bem curitibano — e a gente não poderia deixar de homenagear o símbolo mais querido da cidade de um jeito carinhoso e bem gostoso”, diz anúncio do Madalosso nas redes sociais.

A Capivara de Leite Quente está disponível exclusivamente na unidade matriz, por R$19,90. A matriz fica na Avenida Manoel Ribas, 5875, em Santa Felicidade.

A história do Capistel



O Madalosso não é o primeiro a aderir à moda da capivara. Há alguns anos, durante a pandemia, a “Pasteis Osamu Yamashiro” lançou o ‘capistel’, logo depois veio a ‘capixinha, o ‘capistel doce’ e agora é a vez da união dos preciosos de Curitiba: a capivina.

Quem vai à feira livre do Água Verde, ou à feira da Praça da Ucrânia, ou até mesmo na feira do Centro Cívico, com certeza já se deparou com os famosos salgados de capivara. A ideia surgiu com a dona, Cristiane Yamashiro, durante a pandemia e chamou atenção na internet. Os salgados viralizaram e hoje já são quatro opções das ‘capicomidinhas’ – além das pelúcias e até chaveiros.

Leia mais

Uma das responsáveis por popularizar a iguaria foi a Pastenina, lanchonete criada pelos amigos Alysson Wiinsch e Robson Pawlak, em 2019. Para se ter uma ideia, o espaço vende mais de 1.000 pastéis temáticos por mês, e foi vice-campeã do prêmio de melhor pastelaria da cidade, pelo Pastel Fest 2024. E para celebrar o sucesso, a marca inaugurou sua segunda unidade na cidade, no Centro.

Carro-chefe da casa, o capistel está presente em diferentes sabores, desde os mais clássicos, como queijo e carne, até opções como palmito, marguerita e brócolis com bacon e cream cheese. Os formatos também variam: o tradicional, mais pedido, o mini, ideal para crianças, e o Big Pastenina, um pastel com mais de meio quilo de recheio.

Na Páscoa, capivara apareceu também

Para quem não se lembra, as capivaras também deram a cara na Páscoa deste ano. A produção de Páscoa na D’Fuhrmann Chocolates, de Curitiba lançou o Ovo Capivara.