
O poke, prato típico havaiano à base de peixe, conquistou o paladar de milhões ao redor do mundo. O prato ficou tão popular que até ganhou um dia dedicado à ele: 28 de setembro, o Poke Day, também conhecido como o Dia Internacional do Poke, além de releituras pelos países onde desembarcou.
Depois de brilhar no Havaí, o prato fez sua primeira parada na Califórnia e, de lá, espalhou-se para os grandes centros urbanos ligados nas últimas tendências gastronômicas mundiais.
“Não é para menos, essa refeição é uma opção bastante nutritiva, ideal para quem busca uma refeição mais saudável e equilibrada, ao invés de fast foods”, reforça Fernando Andrade, sócio-fundador e diretor comercial do Hapoke, rede tradicional de poke havaiano que se consagrou no formato dark kitchen.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Abiad (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos para Fins Especiais) 61% dos entrevistados gerais afirmaram que buscaram melhorar sua alimentação nos anos anteriores.
Poke significa “cortar” ou “fatiar” — um nome perfeito para um prato que é todo sobre frescor e versatilidade. Tradicionalmente, ele é feito com arroz, peixe fresco (geralmente atum ou salmão) cortado em cubos suculentos e acompanhado de condimentos à escolha do cliente, que podem incluir frutas, folhas e molhos (normalmente à base de shoyu).
Essa tendência trouxe um conceito completamente novo para a culinária brasileira, que, por sua vez, se reinventou e criou novas formas e combinações. A grande sacada do Poke é justamente a sua diversidade de sabores e opções.
No Hapoke, por exemplo, você encontra versões abrasileiradas do prato, cheias de personalidade e sabor, confira algumas das opções mais pedidas abaixo:
![]() | Poke Frango Crock Frango empanado e crocante, servido sobre uma base de shari (arroz de sushi), acompanhado de sunomono de pepino japonês, manga suculenta, cebola roxa, cebolinha fresca e um toque especial de amendoim doce para equilibrar os sabores com uma crocância irresistível. |
![]() | Poke The Pork Filé suíno empanado e crocante, com o frescor do sunomono de pepino japonês e o sabor doce do abacaxi. Finalizado com chips de banana da terra e espaguete de legumes, esse poke vai te surpreender! |
![]() | Poke Camarão Garlic Camarões grelhados no alho, acompanhados de brócolis, manga e tomate cereja. Tudo isso sobre uma base de shari e finalizado com nori e amendoim caramelizado. Um mix de frescor e crocância. |
![]() | Monte seu Poke O poke queridinho da galera! Monte como quiser com até 400g de sabor puro: 2 proteínas, 4 acompanhamentos, 2 toppings e 2 molhos à sua escolha. Dá pra ser clássico ou ousar, a escolha é sua! |
Sobre Hapoke
Criada em 2021 em Pernambuco, o Hapoke, hoje com mais de 50 unidades distribuídas em 15 estados brasileiros, é uma franquia do tradicional poke havaiano e se consagrou no formato dark kitchen, atendendo pedidos para delivery e retirada no balcão, além de algumas unidades que oferecem espaço físico. O Hapoke oferece entradas, wraps e diversas opções de poke, além da opção de montar o próprio poke, em que o cliente escolhe desde a base com proteína e os acompanhamentos, até os molhos e adicionais. Operando como franquia desde 2021, a rede faz parte do Grupo Harõ, que também administra outras marcas de sucesso, sendo elas Harõ Sushi, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, com a opção de investimento que permite ao empreendedor a operação das seis marcas em um único ponto.