La Campana, de Roma, foi fundado em 1.518. (Reprodução Redes Sociais/Instagram)
La Campana, de Roma, foi fundado em 1.518. (Reprodução Redes Sociais/Instagram)

Um restaurante romano briga pelo título de mais antigo do mundo em funcionamento. A casa tem exatos 506 anos. O restaurante La Campana, em Roma, foi fundado em 1.518 e era o preferido de Caravaggio – Michelangelo Merisi foi um dos mais notáveis pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610.

A briga pública pelo reconhecimento de ser o restaurante mais antigo do mundo já dura ao menos sete anos. Os donos atuais do espaço, onde funciona uma tradicional cantina italiana, exibe documentos que provariam que a casa foi fundada em 1518.

A questão toda está no apontamento do livro dos recordes, do Guinness World Records. O órgão é responsável por atestar e publicar Livro dos Recordes. E, segundo a última publicação, segue apontando o espanhol Sobrino de Botín, em Madri, como o mais velho antigo restaurante do planeta. A casa espanhola foi fundada em 1725.

O dono atual, Paolo Trancassini, foi quem começou a buscar a história e a origem do restaurante. O espaço é reconhecido em Roma que, durante centenas de anos da cidade sob o domínio do Vaticano, como o local dos melhores cortes de carne.

“Havia muitas aves pequenas sendo servidas nas tavernas locais naquela época e a banha era muito usada”, contou Trancassini ao jornal britânico The Times. Convencido de que o La Campana era parte deste cenário alternativo, ele pediu à historiadora da arte Manuela Maggi que fizesse buscas nos arquivos da casa.

Manuela teria encontrado no manuscrito ‘Taexae viarum’ um recibo de 1518 no valor de seis escudos romanos — a moeda do papado até 1866 — como pagamento de imposto anual para a manutenção da rua em Roma feito por Pietro della Campana, o fundador do restaurante há mais de 500 anos.

Leia mais no Bem Paraná: