curso de paes curitiba
Escola de Gastronomia Social Dom Bosco tem últuma aula do Curso de Preparo de Pães Doces e Salgados, no Campo de Santana. Na imagem, a aluna Mineia Rodrigues Martins. Curitiba, 28/08/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Brioches, pão de laranja e limão e cuca de banana saíram do forno da Escola de Gastronomia Social Dom Bosco, no Campo de Santana, durante uma aula prática do curso de Pães Doces e Salgados. A capacitação faz parte da programação gratuita oferecida pelas Escolas de Gastronomia Social de Curitiba, mantidas pela Prefeitura em parceria com o Senac e a Fundação de Ação Social (FAS).

O curso é a etapa final de um percurso formativo que inclui aulas de boas práticas de manipulação de alimentos, empreendedorismo, precificação e rotulagem. A proposta é preparar quem busca abrir o próprio negócio ou se especializar na área de alimentos.

A cozinheira Graciele Marçal, moradora do Campo de Santana, já concluiu 14 cursos da escola e hoje comanda um buffet de eventos com uma equipe de três pessoas. Para ela, cada curso soma na rotina profissional. “Tudo o que eu aprendo aqui eu levo para minhas colaboradoras. Sempre tem algo novo a acrescentar”, contou.

A confeiteira Mineia Rodrigues Martins, moradora do Tatuquara, também é entusiasta das aulas. “Se eu tivesse que resumir esse espaço em uma palavra seria excelência. Além disso, a localização ajuda muito, em poucos minutos estou em casa para cuidar dos meus filhos”, disse.

Formação de qualidade

As aulas são ministradas por professores do Senac, todos com experiência prática. O instrutor Henrique Oliveira Dias explica que não é preciso ter conhecimentos prévios para participar: “As técnicas são ensinadas desde o primeiro dia e os alunos valorizam muito o aprendizado”.

A dona de casa Iolanda Lecheta, de 68 anos, é prova disso. “Aprender coisas novas melhora a autoestima e mantém a mente ativa. A escola é um ganho para toda a comunidade”, afirmou.

Onde participar do curso em Curitiba

Curitiba conta com cinco Escolas de Gastronomia Social, além de cursos no Mercado Municipal. Ao todo, são mais de 400 vagas gratuitas abertas regularmente.

As inscrições são online e podem ser feitas no Guia Curitiba. As vagas são limitadas.