13hof
Foto: reprodução / Facebook Unifaz

O fim do ano se aproxima e muitas pessoas se preparam para o aumento de gastos devido à chega das festas, férias, despesas escolares e pagamentos de impostos. Para dar conta desse extenso orçamento o jeito é ampliar a renda, buscar novas carreiras e profissões que possibilitem crescimento de rendimentos financeiros.

Na área de saúde bucal uma nova oportunidade para a expansão de negócios é a Harmonização Orofacial (HOF), com cursos e capacitação em saúde estética. Segundo o diretor da Unifaz – Faculdade Ziroldo, Sidmarcio Ziroldo nos últimos anos a procura nessa área mais de dobrou, com alunos que desejam abrir seus próprios negócios ou profissionais que já estão atuando no mercado e pretende ampliar a capacidade de atendimento. “A HOF representa oportunidade de expansão de negócios para os profissionais de saúde, dentistas, médicos, biomédicos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Na Unifaz recebemos alunos que já têm seus próprios consultórios ou clínicas e outros que ainda estão no início de carreira, buscando se capacitar para conseguir competir com mais qualificação no mercado de trabalho altamente exigente”.

Ziroldo informa que a HOF é uma técnica que utiliza a toxina Botulínica para tratar questões estéticas, para melhorar a aparência, beleza, consequentemente oportunizar mais bem-estar e também questões da odontologia, como bruxismo ou dor orofacial. Segundo o diretor, “os profissionais cirurgiões-dentistas possuem uma destreza que os torna capazes de realizar essa atividade com alta performance e por isso, a área está em franco crescimento dentro dos consultórios e clínicas de odontologia, uma vez que a boa aparência e o culto a beleza são atualmente valores sociais em alta”.

Legalização da HOF na odontologia

Zildo declara que, como empresário pioneiro em HOF e fundador da Unifaz há 20 anos, sempre desejou trazer mais lucratividade para a classe odontológica que precisa de crescimento e expansão de mercado. “Em 2015 criei o curso de especialização nessa área, primeira especialização em Harmonização Orofacial com a toxina Botulínica e implantes faciais. Como cirurgião-dentista me amparei na lei que rege a profissão de Odontologia, Lei 5.081/1966, Artigo 6º: compete ao cirurgião dentista: II – prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em odontologia”.

A Unifaz oferece serviço de atendimento em Harmonização Orofacial para interessados em realizar o procedimento com os alunos que são supervisionados pelos professores. O diretor explica que é cobrado o material enquanto o serviço é um atendimento social dos estudantes que aprendem na prática profissional com o atendimento ao público.

Prática clínica

Emanuelle Marques, cirurgiã dentista recentemente conclui a especialização em Harmonização Orofacial na Unifaz. Ela conta que a experiência da qualificação durou um ano e meio foi extremamente gratificante, rica em conhecimento teórico e principalmente, teve como grande diferencial a prática clínica, devido à grande demanda de pacientes interessados que procuram o serviço. “Saímos do curso realmente preparados para exercer a profissão com bastante segurança junto ao mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”.
Priscila Elicker também foi aluna da Unifaz, realizou especialização em HOF, e hoje atua na área acadêmica dando aulas para qualificar e preparar futuros profissionais que estarão no mercado para exercer o trabalho com atendimento de qualidade. “É gratificante ver o resultado positivo e seguro quando passamos informações teórica e prática para a formação acadêmica de nossos alunos que saem preparados para a demanda exigente do mercado”.