Hua Hin, o balneário mais chique da Tailândia

Alta sociedade e a família real são os frequentadores dessa região

Agência Estado

Hua Hin é o balneário chique do centro da Tailândia. Suas praias, na Costa do Golfo, a cerca de 180 quilômetros de Bangcoc, são frequentadas pela alta sociedade tailandesa, incluindo a família real. O rei Bhumibol mantém na região seu palácio de verão, o Klai Klongwon, ou “longe das preocupações”.

Embora a cor das águas passe longe do azul-turquesa das praias de Phuket, onde estão as faixas de areia mais concorridas, banhar-se neste trecho do Mar de Andaman (Oceano Índico) é um programa especial: sem ondas e com temperatura amena, torna-se perfeito para as crianças. Na praia, as atividades incluem passeio a cavalo e aulas de golfe.

Quando chegar a hora da fome, prove camarões, pitus, anéis de lula e uma boa Singha, a cerveja nacional. Mas o encanto de Hua Hin vai além das praias: não deixe de visitar os templos, os parques e os tradicionais mercados da região.

Pelo caminho

Hua Hin fica na província de Prachuap Kiri Khan, mas antes de chegar lá você terá de passar por Phetchaburi e outro distrito praiano, Cha-Am. No caminho, pare para conhecer o palácio de verão Phra Ratchaniwet Marukhathayawan.

Dedicado ao amor e à felicidade, o palacete foi erguido em 1923 pelo rei Rama VI, Vajiravudh (1910-1925). O monarca, no entanto, aproveitou pouco sua nova residência. Ele morreu dois anos depois de a obra ser concluída e o prédio ficou abandonado até os anos 1970, quando passou por reforma.

O castelo foi feito com madeira pintada em tons pastéis e tem um enorme jardim de frente para a praia de Huai Sai Nua. Como ornamentação, palmeiras e animais esculpidos nos fícus. Extensas janelas permitem que o mar seja visto de qualquer parte da casa.

Já desacelerado da metrópole, você estará entrando em sintonia com o refinado estilo tai de descanso: massagem. Seja na areia ou à beira das piscinas dos resorts e spas, deite nos tatames e sinta o efeito relaxante.

O período ideal para se conhecer o Golfo da Tailândia vai de fevereiro a junho, pois de julho a outubro, durante as monções do sudoeste, e de outubro a janeiro, com as monções do nordeste, os ventos são bastante fortes, com pancadas de chuva ocasionais.

SERVIÇO:

Phra Ratchaniwet Marukhathayawan: www.sumittra-bar.com Ingresso: 90 bahts (R$ 5)