
Agora, quem precisa de credencial de estacionamento para idosos ou para pessoas com deficiência (PCD) pode obter o documento de forma mais prática e 100% online, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A versão digital facilita o processo e elimina a necessidade de deslocamentos, proporcionando mais comodidade aos beneficiários.
- Telefone do Corpo de Bombeiros da Grande Curitiba volta a funcionar após instabilidade
- Saiba como é feita a qualidade dos medicamentos e produtos farmacêuticos para proteger os consumidores
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que o serviço foi disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no final do ano passado. “Essa é mais uma facilidade para o usuário, mas, para quem encontra dificuldades no acesso ou no manuseio do aplicativo, o atendimento presencial continua disponível na sede da Setran”, disse Pessuti, que ressaltou a localização da Setran, na Avenida Senador Souza Naves, 312 – Alto da XV.
A credencial digital, que agora é válida em todo o Brasil, pode ser obtida diretamente no aplicativo CDT. As credenciais emitidas anteriormente pelos órgãos estaduais e municipais continuam válidas e podem ser utilizadas normalmente. Além da versão digital, o documento também está disponível na versão impressa, por meio do Portal da Senatran.
Requisitos para obtenção
- Idosos: A partir de 60 anos.
- Pessoas com Deficiência (PCD): Necessário estar registrado no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Ao solicitar a credencial, o cidadão precisa vincular o documento a um veículo, que pode ser de sua propriedade ou de terceiros. Esse vínculo pode ser alterado sempre que necessário.
Como obter a credencial digital
- Abra o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- Acesse a aba “Condutor”.
- Selecione “Credencial de Estacionamento” e escolha entre as opções “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”.
- Aceite os termos e a credencial será gerada automaticamente.
A validação dos dados será realizada por meio da integração com o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) — para os idosos — e com os sistemas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do INSS — para as pessoas com deficiência.
Após gerar a credencial, basta vinculá-la a um veículo, selecionando a opção no aplicativo. Caso o veículo seja de terceiros, o proprietário precisará aprovar a solicitação diretamente no CDT.
A fiscalização será realizada por agentes de trânsito, que poderão verificar se a credencial está corretamente vinculada ao veículo por meio do aplicativo. Os cidadãos também podem consultar a regularidade dos veículos estacionados em vagas especiais pelo aplicativo, na aba “Educação”.
O não cumprimento das regras pode resultar em multa gravíssima, com 7 pontos na CNH, R$ 293,47 de multa e remoção do veículo.
Nas vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência (PCDs), é necessário que a credencial esteja visível no painel ou vinculada ao veículo, além de garantir o uso dos créditos do Est@R durante os horários de funcionamento (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h). Fora desses horários, a credencial é suficiente para o uso das vagas.
Essa mudança visa facilitar o acesso às vagas especiais e garantir o cumprimento das normas de estacionamento, trazendo mais praticidade e acessibilidade para todos os beneficiários.