
Em 2024, dezesseis municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral do Paraná geraram mais de 17 milhões de litros de esgoto, volume suficiente para encher 6,8 piscinas olímpicas. Os dados foram divulgados pela Ambiental Paraná, empresa do grupo Aegea que gerencia o esgotamento sanitário de 52 municípios no Paraná. Desses, 16 municípios fazem parte do primeiro lote de contrato, enquanto 36 municípios estão no segundo lote, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
- Cidade no Sul do Brasil está entre as mais acolhedoras do mundo
- Confira 6 dicas para ajudar as crianças com a lição de casa
O mês de julho e o mês de dezembro apresentaram os maiores volumes de esgoto, com 1,9 milhão de litros cada, devido ao aumento da população e atividades durante o período de férias. A média mensal de esgoto tratado foi de 1,5 milhão de litros, e já em janeiro de 2025, o volume de esgoto superou a média anual de 2024, com 1,7 milhão de litros.
No ano de 2024, a empresa realizou 34.214 serviços de desobstruções, manutenções, prevenções e vistorias, além de 1.953 novas ligações à rede pública de esgoto. Entre as 16 cidades atendidas, destacam-se: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Morretes, Rio Branco do Sul, e Tijucas do Sul, entre outras.
Expansão da rede de esgoto
Em agosto de 2024, a Ambiental Paraná iniciou a ampliação da rede de esgoto em Morretes, uma das primeiras cidades a ser beneficiada. A obra foi concluída em dezembro de 2024, aumentando a cobertura sanitária da cidade para 65%. A ampliação incluiu a instalação de uma nova Estação Elevatória de Esgoto e uma linha de recalque conectada à Estação de Tratamento de Esgoto existente. Com isso, mais de 200 moradores dos bairros Sítio do Campo e Jardim dos Palmeiras agora têm acesso à rede de esgoto, com as ligações prontas para serem realizadas. Os moradores podem contratar encanadores ou realizar a ligação ao Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI) por conta própria, caso tenham o conhecimento necessário.
Ações sociais
A Ambiental Paraná também tem se envolvido em ações sociais voltadas para as cidades em que está atuando. Em parceria com o Instituto Incanto, a empresa ofereceu cursos gratuitos de empreendedorismo e oficinas educativas para os moradores. As primeiras oficinas ocorreram em Morretes e ensinaram técnicas sustentáveis de geração de renda, como a produção de sabão a partir de óleo de cozinha. Além disso, a Tigre Tubos e Conexões colaborou oferecendo cursos de encanamento.
No âmbito da educação, a Ambiental Paraná levou o Projeto Futebol de Rua para a Escola Municipal Dr. Luiz Fernando de Freitas, em Morretes, beneficiando 104 crianças e adolescentes com atividades físicas no contraturno escolar, incentivando a prática esportiva e a convivência comunitária.
Sobre a Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma unidade da Aegea Saneamento, considerada a empresa mais inovadora no setor privado de saneamento básico no Brasil. A empresa opera a coleta e o tratamento de esgoto em 52 cidades do Paraná, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Sanepar. Seu principal objetivo é universalizar o saneamento na região, com a meta de atingir 90% de cobertura até 2033, beneficiando mais de 790 mil pessoas nas regiões Centro-Litoral e Centro-Leste do estado.