46083
Conheça os impactos negativos das frituras e cuide da sua saúde. (Foto: Freepik)

Coxinha, batata frita, pastel, churros. Isso tudo pode ser muito gostoso, mas você sabe o que a fritura faz ao nosso corpo? Acontece que toda vez que um óleo é esquentado, suas propriedades nutritivas são perdidas e ele pode se tornar nocivo ao nosso organismo. Entre os prejuízos causados pela fritura, estão o aumento da pressão arterial, o surgimento de doenças cardiovasculares, a má absorção de nutrientes, o câncer e até mesmo a diminuição da fertilidade.


LEIA MAIS

8 alimentos que ajudam a secar a barriga

Enxaqueca: 10 causas e 5 sintomas


Aumento das chances de doenças cardiovasculares

Quando os alimentos são submetidos a óleos em alta temperatura, transformam-se em gorduras saturadas. Essas, por sua vez, são responsáveis pelo entupimento das artérias. A passagem do sangue ao coração é impedida por esse acúmulo, podendo causar um infarto ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Principal inimiga de uma alimentação com poucas calorias

Para quem deseja emagrecer, o primeiro passo é excluir as frituras do cardápio. Além dos malefícios à saúde, o acúmulo de gordura abdominal e o aumento de peso são consequências de seguir um cardápio que prioriza a ingestão de opções fritas.

Perda de nutrientes nos alimentos

Quando um alimento é colocado em óleo, seja ele vegetal ou animal, a uma alta temperatura, ocorre a desidratação e a perda de nutrientes, principalmente substâncias antioxidantes, como as vitaminas. Por isso, além de mais calóricos, os alimentos fritos são menos nutritivos.

Contribuição para o envelhecimento

O consumo excessivo de gordura saturada, presente nas frituras, é um fator que contribui para o aumento da produção de radicais livres em nosso organismo. A liberação excessiva de radicais livres causa um fenômeno conhecido como estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento.