
O recomeço que chega com a primavera também esta presente na merenda escolar. A estação em que a terra floresce e a natureza oferece seus primeiros frutos, dá novo fôlego aos preparos da merenda escolar na aldeia Guarani Araçaí, em Piraquara, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
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Os novos ingredientes da estação foram incorporados ao plano da alimentação escolar da Escola Estadual Indígena Mbyá Arandú, como forma de unir a tradição e nutrição no cuidado com as crianças. E esse trabalho foi acompanhado de perto pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepa. Curitiba, onde tradição e nutrição caminham juntas no cuidado com as crianças.
A escola oferta educação infantil e ensino Fundamental para 36 estudantes indígenas habitantes da aldeia e conta com 11 professores – cinco da própria comunidade e seis não indígenas, que moram nas proximidades. As aulas são ministradas na Língua Portuguesa, porém a comunidade utiliza a Língua Guarani para se comunicar nas demais atividades do dia.
Durante a visita, o Instituto Fundepar – responsável pela alimentação escolar das mais de 2 mil escolas da rede pública estadual de ensino – conferiu com a equipe administrativa da escola o suprimento dos alimentos que estão sendo entregues na 4ª e última remessa anual do calendário letivo, que segue até a segunda semana de outubro.
O encontro possibilitou novas sugestões para o aproveitamento dos alimentos da remessa, respeitando os pratos típicos e os hábitos da aldeia Guarani. “Essa conversa com o Governo do Estado é uma oportunidade para a gente alinhar o planejamento da merenda, podendo manter as tradições culturais da comunidade, mas também tendo contato com as novas receitas que o Fundepar disponibiliza nas redes”, explica Aline Julie Silva de Oliveira, assistente administrativo da escola.
Uma das nutricionistas do Instituto Fundepar, Lisane Moreno Lorena de Sousa, destaca as possibilidades e a versatilidade do cardápio que o Fundepar elabora periodicamente para execução das merendeiras. “Ao elaborar os cardápios, nossa equipe de nutricionistas busca garantir que sejam atendidas as necessidades energéticas dos alunos, ao mesmo tempo em que seja respeitada a tradição e a cultura alimentar local”, ressalta.
O que é Rorá?
Durante a visita, as merendeiras da escola puderam mostrar que mantêm a identidade cultural nos atendimentos. No período da manhã, a merenda principal foi composta de quibe assado, salada de repolho temperada com limões rosa cultivados na própria aldeia, macarrão ao sugo, além de suco de manga e do prato típico “Rorá”, feito à base de fubá com valor afetivo e cultural para os estudantes Guarani.
“Nossos antepassados sempre comiam Rorá com carne de caça. Comiam com tatu, com quati, com peixe. Hoje a gente come Rorá com outras carnes e ainda come com peixe também”, explica a merendeira Jucelina Veríssimo (ou Yva Rete, na Língua Guarani), que mora na aldeia.
Receitas estão em livro online
O Instituto Fundepar disponibiliza em seu site um livro de receitas elaborado a partir dos alimentos que compõem as remessas da alimentação escolar, além de uma seção com as receitas do quadro Delícias da Escola – também disponível nas redes sociais do Instituto.