
Os ácaros, principais agentes causadores de alergias respiratórias, como a rinite, que de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), afeta três a cada dez brasileiros, costumam se proliferar entre os colchões e travesseiros.
Cenário que se intensifica na primavera, quando esse quadro se associa ao aumento da polinização das plantas e faz com que quadros alérgicos de rinite, asma e sinusite se tornem mais frequentes. O que muitas pessoas não sabem é que hábitos simples, como se atentar à troca da roupa de cama, podem ser a chave para mitigar esse problema.
O médico Diego Pizzamiglio, otorrinolaringologista do Hospital IPO, em Curitiba, indica que quem tem rinite alérgica desencadeada por ácaros faça a troca dos lençóis e fronhas a cada três dias. “A roupa de cama é um grande ‘viveiro’ para ácaros, assim como o colchão e o travesseiro”, reconhece. “A descamação da pele associada ao suor tornam a cama um ótimo ambiente para sua proliferação”, completa.
Pizzamiglio recomenda, ainda, a lavagem com água quente e vinagre, além de secar a roupa de cama ao sol. “Para ainda maior segurança, o paciente pode utilizar capas impermeáveis e antialérgicas nos colchões e travesseiros e lavar, a cada dois meses, as cortinas, sem esquecer de higienizar tapetes, sofás, almofadas e cabeceira de camas nos quartos”, enumera.
Tecidos certos facilitam esse cuidado
Com a recomendação da troca frequente, Lilian Costa, especialista em Departamento de Cama das Lojas Daju, reforça a necessidade de escolher tecidos que tenham boa durabilidade e respirabilidade, como é o caso dos que são 100% algodão ou com maior porcentagem de algodão possível. “Esses materiais são mais fáceis de lavar em temperaturas altas, o que ajuda a eliminar os micro-organismos”, explica. “Tecidos sintéticos, por outro lado, podem reter mais partículas. Então, vale investir em peças de algodão, percal ou cetim de algodão”, sugere.
Lilian lembra que os cobertores, mantas e edredons também podem acumular agentes alergênicos. Nesse caso, a recomendação de lavagem é também bimestral ou mensalmente, caso haja animais de estimação em casa. “E, claro, é preciso observar sempre as indicações de lavagem do fabricante em relação à temperatura da água e formas de secar, para não reduzir a vida útil desses produtos”, alerta. Depois da lavagem, o ideal é armazenar os itens em locais secos ou caixas fechadas, protegidas da poeira.
Cama limpa, sono tranquilo
Esse cuidado frequente com os itens de higiene, tanto pessoal quanto do sono, também se reflete no comportamento de compra dos consumidores. Somente no mês de setembro do ano passado, as Lojas Daju venderam mais de 10 mil travesseiros e 20 mil toalhas. Números que mostram como, nessa época, a preocupação das famílias em renovar peças de uso diário, garantindo não apenas conforto, mas também um ambiente mais saudável e menos propício à proliferação de agentes causadores de alergias, aumenta.
As crises alérgicas causam uma série de incômodos como a congestão nasal, espirros e coriza. Esses sintomas, lembra o otorrinolaringologista do Hospital IPO, prejudicam a qualidade do sono e, consequentemente, o rendimento ao longo do dia. “Como a pessoa faz esforço para respirar, acaba não descansando durante a noite”, constata. “A prevenção do aparecimento de ácaros ajuda muito na qualidade respiratória, principalmente em épocas de maior incidência de alérgenos, como a primavera”, finaliza.
Sobre a Daju
A Daju é uma das maiores redes de varejo de casa e decoração do Brasil, reconhecida por transformar casas em lares com produtos que unem qualidade, variedade e preço justo. Com mais de 40 anos de história, a marca oferece um portfólio completo que inclui cama, mesa, banho, decoração, utilidades domésticas, organização, tapetes, cortinas e muito mais.
Presente em lojas físicas estrategicamente localizadas e com um e-commerce de alcance nacional, a Daju adota uma estratégia omnichannel para proporcionar uma experiência de compra prática e acessível a milhões de brasileiros. A marca se destaca pelo atendimento próximo e por campanhas que valorizam o bem-estar e o dia a dia das famílias.
Para saber mais, acesse: www.daju.com.br