Ary Ferreira Pedroso, 91, recebe do Conselho de Entidades Sociais do Paraná (Consesp) o prêmio de voluntário do ano. A ação faz parte da Semana do Voluntariado Paranaense. O evento, que acontece na Igreja Presbiteriana de Curitiba, no Centro, vai até terça (30).
Ary começou sua trajetória como escoteiro, hoje, agradece pela oportunidade de fazer boas ações para quem precisa. “Porque com 91 anos, a coisa não tá fácil”, brincou.
“Essa premiação é um reconhecimento a trabalhos especiais que representam muitos outros em que os voluntários fazem diferença na vida de milhares de pessoas carentes”, definiu a presidente em exercício do Consesp, Rute Yamasaki.
A entidade reúne 139 instituições que fazem mais de 18 mil atendimentos por mês, de apoio a dependentes químicos à atenção a gestantes e idosos. Elas funcionam como uma rede de apoio também ao poder público.
Daniel Ricardo Andreatta Filho representou o secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Carboni, na entrega do prêmio ao “seu” Ary, e o advogado Eduardo Stephanes entregou o Troféu União ao Instituto Social Vó Durvina, a entidade do ano.
Stephanes é de uma quarta geração de voluntários e apoiadores do Consesp. O troféu é o mesmo há mais de trinta anos. Apenas a placa com os dados da entidade do ano é renovada anualmente para simbolizar a união de voluntários e entidades.
O Instituto Vó Durvina cria oportunidades de aprendizado e trabalho para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “As aprovações no vestibular são um dos nossos orgulhos”, destaca a presidente Carmem Lúcia Ferreira.