A Unidade de Mama do Hospital de Clínicas da UFPR agora conta com um moderno equipamento para auxiliar a retirada dos nódulos de mama. O aparelho “Gama-probe”, adquirido com recursos do Instituto Avon e do Rotary Club, facilita a identificação do local exato do tumor, e a sua conseqüente retirada em cirurgia.

Agora, no momento da cirurgia, o médico injeta cerca de 1 ml de um marcador radioativo (radiofármaco), fornecido pelo próprio Hospital. O equipamento é posicionado junto à mama da paciente no momento da cirurgia, e emite sinais sonoros que demonstram o local do tumor, facilitando o trabalho do cirurgião.

O equipamento foi utilizado pela primeira vez no Hospital de Clínicas no mês passado, quando uma paciente submeteu-se a uma cirurgia para retirada de um tumor pela equipe médica, composta pelos doutores Vinícius Milani Budel, Maria Helena Louveira e Alberto Nechkal. Lemos. A cirurgia foi considerada um sucesso pelos médicos.

Além de facilitar a atuação dos médicos, o equipamento representa maior comodidade para as mulheres que precisam ser operadas. A cirurgia é realizada em menor tempo, e a intervenção cirúrgica também é menor, o que garante uma recuperação mais tranqüila. Antes de adquirir o equipamento, o procedimento cirúrgico era precedido por marcação da lesão, utilizando outros métodos, como agulhamento com fio metálico e a injeção de carvão estéril.

O equipamento Gama-probe também permite a identificação e a retirada do linfonodo sentinela da axila, responsável pela drenagem da mama e que precisa ser avaliado para descobrir se houve disseminação do tumor. O uso da nova tecnologia também representa uma diminuição de custos para o Hospital. Atualmente, além do HC, apenas o Hospital Erasto Gaertner dispõe do equipamento.