Foi no Zea Maïs que o turismo oficial das cidades-capitais Viena e Berlim receberam imprensa, blogueiros e representantes de agências de viagens em um almoço bem preparado, com coquetel de panini de mozzarella e basílico, tartare de carne de sol, pãezinhos de milho, crocante árabe e pastas de três sabores. Além da tradicional endívia gratinada com parmesão, uma moqueca de peixe com creme de arroz, contra filet crosta Brasil e degustação de sobremesas em três sabores: creme brûlé, batida de fruta, petit gateau. Tudo acompanhado de algumas boas conversas e um Ventisquero Carménère chileno. A má notícia: o Zea Maïs deixa de funcionar neste final de semana, depois de uma década como um dos melhores restaurantes curitibanos. É o sinal dos tempos. Fecha com um evento internacional, das capitais europeias que mais recebem turismo brasileiro.
Adriana Martins e Débora Creutzberg – da Berg Eventos e Negócios, que atende no Brasil aos Turismo de Viena e de Berlim – organizaram o evento curitibano e as apresentações em nosso país. Pelo Vienna Tourist Board, Florian Wiesinger, do setor de imprensa, e pelo Turismo de Berlim, Christian Tänzler, passaram as informações básicas sobre as novidades e as tradições das duas capitais europeias, que iniciam a temporada Primavera-Verão agora, com intensa programação.
Fotos: Dayse Regina Ferreira
Conjunto de museus modernos, uma das atrações recentes de Viena
VIENA
Palácios, prédios barrocos, igrejas, Art Nouveau (Jugendstil), arquitetura moderna – tudo é Viena. Sede do império dos Habsburgos, Viena sempre foi um centro para o comércio internacional, arte, diplomacia. Hoje Viena combina o que há de mais moderno, de design mais criativo, com as mais arragaiadas tradições, cultivadas através dos séculos.
Para quem gosta de números, Viena tem uma população de 1,8 milhão de habitantes, recebeu em 2014 6.2 milhões de turistas, oferece um bilhete de transporte com validade para um mês por 48.20 euros e cobra 2,20 euros por uma bilhetes de metro. A cidade investiu 825 milhões de euros na infraestrutura de transporte em 2014. O Vienna International Airport atende a 170 destinações internacionais em 71 países. Há dois anos adicionou mais de 15 linhas aéreas e outros 20 destinos – de Mauritius a Miamia, de Toronto a Tóquio, recebendo voos de e para Addis Abeba, Newark, Algeria, Odessa, Talim, Bordeaux, Toulouse, Manchester e Abu Dhabi.
Em 2016 serão lançados voos para nove destinações na Ásia.
Viena tem 166 galerias de arte publicas e comerciais, 100 museus de todos os tipos, 144 cinemas, 41 livrarias, 27 piscinas públicas. O melange – café com leite – custa entre 3 a 5 euros e um lanche rápido não passa de 15 euros. Para quem gosta de natureza, de escalar montanhas ou caminhar por trilhas, a cadeia de montanhas Rax fica a apenas 69 quilômetros da cidade. E quem pensa em ecologia, tem que saber que 40% do lixo é reciclado. Aberta emn 2013, a Universidade de Economia e Negócios de Viena e o prédio Business Campus são uma atração para quem gosta de arquitetura moderna. O centro tem uma biblioteca cujo prédio é assinado pela arquitetura iraniana Zaha Hadid.
A Ringstrasse, via de mão única que cerca o primeiro distrito de Viena, já completou 150 anos. Mas há 22 outros distritos circundando o centro. Cada um com suas peculiaridades: o 2º ao longo do canal do Danubio transformou-se em uma Brooklyn ao centro de Manhattan. Os distritos interiors, do 3º ao 9º são menores e residenciais e o 6º e 7º congregam a boemia de espírito aberto. Fora do segundo círculo – Gürtel – os distritos diferem de maneira mais visível: a parte do sul é ocupada pela classe operária e o norte tem como atrativo as vilas e os vinhedos.
Vida e Morte na obra de Gustav Klimt, um dos maiores artistas austríacos
Os arranha-céus surgem junto dos pontos altos do Danúbio. O que é importante ver: o Museumquartier, no passado os estábulos reais, hoje formam um conjunto de instituições culturais, ponto de atração turística; Hauptbahnhof, estação de trens, um entroncamento moderno de transportes, inaugurado em dezembro de 2014. Surgiu em torno um novo quarteirão de apartamentos – Sonnwendviertel – que não para de crescer.
Belvedere, antigo palácio de verão de estilo barroco, é o paraíso para quem aprecia a obra de Gustav Klimt, Egon Schiele e muito mais. Os jardins alegram a vista. Quem ainda não abandonou a infância, vai gostar de dar umas voltas na roda gigante do Wurstelprater, parque de diversões. Além as visão para os melhores pontos da cidade, está ganhando restauração com cabines estilo antigo.
Em Augarten, um parque barroco, é onde fica a casa dos Vienna’s Boys Choir, o arquivo de cinema austríaco, um produtor de porcelana e alguma atmosfera dos bunkers da guerra. O Burgtheater abriu em 1741 e é a sede de um dos melhores teatros de língua germânica do mundo. Hofburg Palace representa o poder, desde 1279 e Volksgarten, que rodeia o palácio, é onde todos respiram aliviados, depois de um dia de caminhada.
No centro da cidade, a praça da Catedral de St. Stephen domina o panorama e é o principal cartão postal de Viena. É de lá que irradiam as ruas de comércio, inclusive de altas marcas internacionais, joalherias, confeitarias famosas, lojas de porcelanas austríacas únicas.
Museus, um dos grandes atrativos de Berlim
E O QUE MAIS?
Um vida cultural intensa, um vida noturna animada, uma lista de excelentes restaurantes, bares, cafés famosos. E compras: de luxo no Golden Quarter, ou inovativas, do jeito que os jovens gostam, nos arredores.
Além de beber o vinho novo Heurigen, comer Sacher Torte, comprar os bombons com a imagem de Mozart, é preciso visitar Hundertwasserhaus, criada pelo artista e arquiteto Friedensreich Hundertwasser, sempre inspirado em formas orgânicas e nunca utilizando linhas retas, que ele considerava fundações podres de nossa civilização burra. Aprecie o bloco de apartamentos tipo história de fadas, inaugurado em 1986, e também a Kunst Haus Wien e Spittelau. E não esqueça de tomar um drinque no Zum Schwarzen Kameel, que já tem quatro séculos e vive lotado até hoje. Dá para escolher entre 800 vinhos e muitos petiscos para qualquer hora do dia. E não perca o famoso Schnitzel do Plachuta, no endereço próximo da Ópera.
Além de todo o conforto e as muitas ofertas de meios de locomoção, os turistas se divertem também com o riquixás, que circularm pelas atrações de Berlim
BERLIM
A primeira coisa a fazer, na capital alemã, cidade que mais se transformou na Europa, é encontrar as melhores informações no Going Local Berlin, um App oferecido gratuitamente pelo visitBerlin (app.visitBerlin.com) para Android e iOS. Dá informações sobre 12 bairros, somando 700 dicas sobre eventos, restaurantes, tours, vídeos, e o mais que o visitantes precisar. Depois, comprar o Berlin Welcome Card, também produto do visitBerlin, que oferece viagens grátis em todo o sistema de trens, ônibus, metro, e ainda 50% de desconto em 200 atrações e um guia e um mapa da cidade.
Berlim tem 365 dias por ano de atrações, nas 24 horas do dia. Não importa a estação, sempre haverá muito para ver, descobrir, aproveitar. A cidade muda sem parar, seguindo o ritmo da história, entre o Ocidente e Oriente. Hoje Berlim, novamente capital da Alemanha, é um dos destinos turísticos mais populares, com cerca de 1.500 eventos a cada dia, o que permite que qualquer pessoa, de qualquer idade, ideologia, cultura, encontre o que ver e gostar.
Museus, instituições culturais, praças, muito verde. Antiguidades, arte contemporânea, design avant garde, inovações. A cidade pulsa nas batidas eletrônicas, no ritmo da ópera clássica, nas grandes orquestras, nos musicais. A cozinha dos grandes chefes homenageados com estrelas Michelin ou nas mesas postas nos beer gardens para curtir uma cerveja e as famosas salsichas e defumados, dá para saborear o que há de mais sofisticado ao mais rústico e gostoso.
Compras é um dos destaques na viagem de todo turista e Berlim é a meca das melhores escolhas: Kurfürstendamm, Tauentzienstrasse, Friedrichstrasse, Mitte (o Soho de Berlim), Shopping Malls. Na Alexanderplatz, – The Alexa – em estilo Art Deco, com 180 lojas especializadas Steglitz, incluindo um boulevard com 180 lojas ocupando 76 mil metros quadrados. Renzo Piano projetou o Potsdamer Platz Arkaden, com 132 lojas. Um destaque para a tecnologia, na loja da Sony, junto do Sony Center.
Reichstag entrou para o roteiro turístico na capital alemã
EVENTOS ANUAIS
Berlinale, em fevereiro, na Potsdamer Platz, reunindo o que há de melhor na indústria cinematográfica no International Film Festival Berlin, quando são apresentados 400 filmes de todos os tipos e escolhidos os premiados com o Golden Bear – Urso de Ouro.
Open Air Festivals – o Gendarmenmarkt se transforma cenário para o Classic Opera Air Festival a cada verão. Durante cinco noites músicas populares e clássicas podem ser apreciadas debaixo de um céu estrelado, tendo no contorno as jóias do Schinkel’s Neo-Classical . Berlin- Kreuzberg é sedo do colorido Karneval der Kulturen , com desfiles pelas ruas enriquecidos por máscaras, trajes típicos e danças rituais de todas as partes do mundo. Durante a Fête de la Musique, praticamente cada esquina da cidade se transforma em palco para profissionais e amadores de música.
Christmas Markets, Réveillon no Portão de Brandenburgo, são as maiores festas de final de ano, quando há participação de centenas de milhares de pessoas que curtem os fogos colorido e os shows ao vivo em vários palcos. Sessenta mercados natalinos instalados nos principais boulevares e praças em toda a cidade fazem a atração da temporada de inverno. O mercado mais famoso é o Gendarmenmarkt, em frente ao Charlottenburg Palace e na parte antiga de Spandau.
Eventos Esportivos , desde a última Copa do Mundo realizada em Berlim no ano de 2006, os esportes estão sempre em destaque, como a Maratona de Berlim e a Meia Maratona com participação de atletas do mundo todo, enquanto 250 mil pessoas formam alas, aplaudindo e incentivando os corredores que passam pelos principais ícones da cidade como monumentos e marcos turísticos. Com mais de 12 mil participantes, o Velothon Berlin já é a segunda corrida de bicicleta na Europa. E desde 1985, o DFB Cup é o segundo título mais importante no futebol alemão, disputado no Berlin’s Olympic Stadium.
Débora Creutzberg, diretora da Berg Eventos e Negócios junto Christian Tänzler, há uma década divulgando as atrações de Berlim
E O QUE MAIS?
Bem Estar faz de Berlim um verdadeiro Oásis para tratamentos de beleza, corpo e espírito, Spas, boa alimentação. Sáude ganha instalações especiais para tratamentos que ajudam a manter a saúde, sendo Berlim um dos grandes centros médicos, fazendo check-ups, fitness, sempre procurados por turistas estrangeiros. Há hotéis especiais para Wellness, com vários tipos de tratamentos para todos os tipos de culturas.
Berlim é um dos principais centros para convenções, encontros, incentivos, com todo o apoio para a organização de eventos. E há ainda um cardápio completo de roteiros para passeios fluviais, parques que foram considerados World Heritage pela Unesco, lagos e canais para curtir o verão. E não dá para esquecer Mecklenburg-Vorpommern, ultima região antes do Báltico, com excelentes hotéis, belas paisagens, praias lotadas com aquelas cadeiras de vime, que formam proteção contra o vento e o sol, e são marca registrada de uma região de muita história, prédios de tijolos vermelhos, igrejas e monastérios, palácios e casas de campo.
Para informações, procure a equipe da Berg Eventos e Negócios ou [email protected]
Florian Wiesinger, responsável pela Imprensa no Vienna Tourist Board, veio a Curitiba para promover a cidade que foi considerada como uma das melhores para se viver no mundo