
A TETO Brasil, ONG que visa desde 2006 a erradicar a pobreza por meio da construção de casas e soluções de infraestrutura nas favelas mais precárias do Brasil, completa 10 anos de atuação no Paraná neste mês de maio. O projeto comemora a data com a construção de novas moradias para famílias que vivem em situação de hipervulnerabilidade no estado. Ao longo deste mês, a instituição está construindo cinco moradias emergenciais na comunidade Vila União, Tatuquara, em Curitiba, com entrega prevista para 24 de maio.
“Mais do que celebrar 10 anos nos territórios paranaenses mais vulneráveis, a TETO comemora a melhora na dignidade das famílias e comunidades impactadas por nossas ações”, explica Jéssica Cardoso, gestora de sede da TETO Brasil no Paraná. “Nada melhor para nós do que estar nas comunidades e seguir construindo uma sociedade mais justa e sem pobreza, para que ninguém precise viver em chão de terra, no Paraná, no Brasil e em toda a América Latina.”
O trabalho da ONG nos territórios é desenvolvido por voluntários que se dedicam à aplicação dos questionários de diagnóstico nas comunidades, recepção dos materiais para a construção das soluções, montagem e finalização das moradias e demais projetos realizados. Para se tornar voluntário da ONG é necessário preencher um cadastro no site da instituição.
Histórico da ONG
Ao longo da última década, a ONG desenvolveu muitos projetos de impacto em 31 comunidades paranaenses. Foram 563 unidades habitacionais entregues. Além disso, o projeto ECO (Escutando Comunidade), que é aplicado para identificar as principais demandas de cada local, ouviu mais de 11 mil moradores.
Além das moradias, outros 65 projetos foram realizados para atender as demandas específicas das comunidades. Entre bibliotecas, lixeiras, hortas, sedes comunitárias, soluções de água, banheiros e lavatórios comunitários, a organização mobilizou mais de seis mil voluntários nos territórios atendidos.
Sobre a TETO
A TETO atua desde 2006 no Brasil mobilizando jovens voluntárias e voluntários a trabalharem junto com famílias que vivem em favelas precárias para construir soluções emergenciais de moradia e habitat capazes de sustentar e potencializar o acesso a uma vida mais digna, justa e sem pobreza. Em sua história, a organização já mobilizou mais de 90 mil pessoas voluntárias, impactou mais de 4.909 famílias com moradias de emergência e construiu mais de 327 projetos de impacto comunitário.