Anchieta escreveu, trinta anos depois do estabelecimento da primeira igrejinha jesuíta, que teriam existido 12 aldeias de índios nas proximidades de Piratininga na década de 1550. Vivendo em conflito constante com os bandeirantes, por causa da caça aos índios, os jesuítas estavam instalados em uma vila pobre, sem grandes casarões e sem perfil urbano desenvolvido nos séculos 16, 17 e parte do século 18.
A importância de São Paulo era a situação estratégica, na circulação dos caminhos em direção aos Andes. No começo da vida paulistana, grande parte da população era indígena ou de casais misceginados de índias e portugues. Em 1873 a cidade tinha 6 bilhares, 1 botequim, 2 confeitarias, 2 cafés e 1 casa de banho. Além de 22 sapateiros, 16 alfaiates, 11 barbeiros, 2 fogueteiros, 2 armadores de anjos de gala para procissões e 1 tamanqueiro.
O almoço era servido entre 8 e 9 horas da manhã, o jantar entre 14 e 15 horas e à noite, apenas chá com pão ou bolachas. Hoje São Paulo é uma das maiores receptoras de viajantes do País, e sua vocação para negócios e eventos atrai visitantes de todas as partes do mundo. São Paulo recebe mais de 7,5 milhões de visitantes ao ano. Os dois aeroportos, Congonhas e Guarulhos movimentam mais de 9 milhões de desembarques anualmente.
Segunda maior cidade do mundo, maior mercado econômico da América Latina, a capital paulista programa a cada 15 dias uma grande feira profissional no Anhembi, o que faz rodar a cadeia produtiva do turismo local. Janeiro começa com a Couromoda, primeiro evento do calendário nacional. Depois é realizado o mega-evento São Paulo Fashion Week, seguindo-se os congressos profissionais e os grandes shows, como os de Madona e Elton John.
O turismo é responsável por cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos. 42% dos visitantes viajam a negócios, 38% a lazer, 16% visitam parentes e amigos e o restante procura São Paulo para  estudos, tratamento de saúde ou por motivos religiosos. Aproximadamente 90 mil eventos acontecem na cidade anualmente, ocupando 4,5 milhões de profissionais de todas as áreas.
Das 160  grandes feiras de negócios realizadas no Brasil, 120 acontecem em São Paulo, onde 70 nacionalidades diferentes convivem em harmonia, contribuindo com suas tradições e cultura para formar o caldo cultural da cidade. Da feijoada dos sábados, aos passeios pela feira de antiguidades da praça Benedito Calixto, dos shoppings aos teatros, dos shows aos restaurantes, é possível seguir quase 40 roteiros diferentes, abrangendo compras, igrejas, saúde, esportes, museus.
São Paulo é a capital cultural da América Latina, com um dos mais ricos acervos de arte do País, espalhados em diferentes museus e galerias. Conta com  550 estabelecimentos hoteleiros e uma oferta de 55 mil unidades habitacionais, além de 12,5 mil restaurantes (é o segundo lugar em estabelecimentos gastronômicos no mundo) que oferecem 52 tipos de culinária brasileira e internacional. São  15 mil bares, 3,2 mil panificadoras responsáveis pela venda de 10 milhões de pães diariamente.
Suas 1,5 mil pizzarias vendem 1 milhão de pizzas por dia. E ainda há 2 mil opções de  delivery. Para São Paulo, só falta a praia. Mas Nova York, Madrid e Paris também não são balneários.
Para comemorar os 455 anos de crescimento, a festa deste final de semana começa com a missa na Catedral da Sé,  vários atos solenes, terá  o GP no Autódromo, passeio de bicicleta, shows no Parque da Independência com Lulu Santos, Daniela Mercury, Toni Garrido, Celso Fonseca, Paula Lima e até João Carlos Martins acompanhado do Grupo Sinfônico Arte Viva.
O Turismetrô oferece cinco roteiros que percorrem pontos turísticos com apenas um bilhete de meô, programa acompanhado por guia bilíngüe e atores encenando a história da cidade. Normalmente acontece nos  sábados e domingos às 9 horas e 14 horas. Em 3 anos já atendeu milhares de pessoas vindas de  17 estados brasileiros e de 37 países. Tudo começa na Estação da Sé, onde são adquiridos os bilhetes. Neste 25 de janeiro, o Turismetrô terá saídas especiais às 14, 15 horas e 15h30.Veja toda programação no www.aniversarioculturalsaopaulo.com.br; www.biketoursaopaulo.com.br: www.cidadedesaopaulo.com; www.fiquemaisumdia.com.br; www.autodromointerlagos.com; www.saopaulominhacidade.com.br.