31navio
Com positividade e bons resultados, Paraná encerra a temporada 24/25 de cruzeiros no Litoral Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

A oitava e última escala da temporada do navio de cruzeiro MSC Armonia em Paranaguá ocorreu nesta sexta-feira (31). E trouxe, mais uma vez, turistas estrangeiros ao Paraná, movimentando os comércios, atrativos, passeios e agentes de turismo da região. Um dos destaque foi o desembarque de viajantes – muitos haviam embarcado na semana passada em Paranaguá, terminando o roteiro de navio nesta semana.

Ao longo do dia, eram previstos 566 embarques, enquanto outras 1.429 pessoas estavam em trânsito, podendo descer para conferir os atrativos, fazer passeios e conhecer mais da cidade histórica. Outras 566 fazem o desembarque definitivo. A embarcação atracou às 8h no Porto de Paranaguá, onde permanece até as 19h.

Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o encerramento da temporada mostra como o Estado tem se posicionado cada vez mais como um destino com potencial para cruzeiros. “Hoje, na última escala, tivemos mais uma vez uma grande movimentação financeira e de turistas, que ajudam a aquecer os setores, não apenas no Litoral, mas sim em todo o Estado”, disse.

“Desde a última temporada, no final de 2023 e começo de 2024, temos mostrado que o Paraná tem potencial para essas grandes operações de cruzeiros marítimos. Aprendemos muito com as primeiras escalas e mostramos isso nesta segunda temporada”, afirmou Nunes.

Ele destacou o receptivo renovado, turistas comprando passeios, artesãos e músicos mostrando seus trabalhos. “O Paraná comprova, a cada temporada, sua vocação ao turismo, sobretudo, o turismo estrangeiro”, enfatizou o secretário.

FACILIDADE – Um dos pontos mais comentados pelos turistas foi a facilidade que a recepção de navios de cruzeiro no Paraná tem proporcionado para quem deseja fazer uma viagem. Antes, os paranaenses interessados em fazer um cruzeiro precisavam se locomover até portos nos estados de Santa Catarina ou de São Paulo. Agora, com o receptivo, os paranaenses embarcam para esta experiência no próprio estado.

Rossane Matos, curitibana, retornou a Paranaguá após embarcar no navio na semana passada com 15 membros de sua família. Para ela, não precisar sair do Paraná foi fundamental na decisão de fazer a viagem.

“A facilidade de embarcar em um navio aqui é tamanha, porque antes tínhamos obrigatoriamente que ir para outros lugares, mais longe de casa, para embarcar. Não precisar sair do Estado foi fundamental para nossa escolha de fazer esse cruzeiro”, relatou.

Ana Paula Conti, moradora de Balneário Camboriú (SC), viajou com toda a família no cruzeiro. Para ela, ter mais um estado próximo de sua casa recebendo cruzeiros gera oportunidades mais interessantes para viajar.

“Estamos em 38 pessoas, de diferentes partes do Paraná e de Santa Catarina. Como somos viajantes assíduos de cruzeiros, gostamos da ideia de passar apenas uma noite no navio, que é esse trajeto do Paraná até Santa Catarina. Só conseguimos fazer esse ‘bate e volta’ graças à oportunidade de embarcar aqui em Paranaguá. Recomendamos para todos”, explicou.

“Muito bom, as pessoas são receptivas e o lugar é lindo. Desembarcamos para fazer um city tour e conhecer mais de Paranaguá. Para nós, os preços, a música, as opções de passeios e a estrutura para recepção, e todo o restante, é muito atrativo. É isso que esperávamos quando decidimos viajar de navio ao Brasil”, disse Rodolfo Justo, da Patagônia, na Argentina.