
Todas as quartas-feiras pela manhã, as raias da piscina do Clube da Gente do Tatuquara, em Curitiba, ganham um ritmo diferente. É quando um grupo de paratletas premiados toma conta da água, com foco em melhorar o desempenho e conquistar novas medalhas. São nadadores que começaram nas turmas regulares de natação e, com destaque e dedicação, passaram a treinar especialmente para competições.
Leia também
Yoga traz benefícios para todos os campos da saúde mas em especial para a mobilidade
A coordenadora do clube e também paratleta, Lorena Isabel Bylnoski, explica que a prática esportiva transforma vidas. “A medalha em si não vale nada, não é um ouro, não é uma prata, mas tem um significado maior. Significa que você fez parte daquilo e que conseguiu”, afirma.
Qualidade de vida dentro d’água das piscinas
Os benefícios da natação vão além das vitórias nas piscinas. Para os atletas, a piscina é um recurso poderoso na busca por saúde e bem-estar. Flaviano Fagundes, 32 anos, é um exemplo. Após perder 80% da massa muscular por uma doença neurológica, chegou a usar cadeira de rodas e bengala. Hoje, após anos de fisioterapia e dedicação à natação, anda com independência e coleciona conquistas.
“Larguei até a bengala. Várias sequelas foram embora, graças à natação e ao Clube da Gente do Tatuquara”, conta ele.
Outro participante, Giovani Mayer, 53, descobriu na água um alívio inesperado para as dores. Portador de ceratocone, condição ocular que reduziu sua visão em 70%, ele enfrentava enxaquecas frequentes. “Vivia à base de analgésicos. Depois que comecei a nadar, meu remédio ficou guardado na gaveta”, diz.
Mais que esporte, um espaço de acolhimento
A piscina também se tornou um espaço de encontro e inclusão social. É o caso de Wellington Medeiros Francisco, 25, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Eu ficava trancado em casa a semana toda. Agora venho duas vezes por semana e me sinto menos estressado”, compartilha.
Como participar
Os treinos de quarta-feira são voltados a paratletas que já dominam a técnica, mas qualquer pessoa com deficiência pode se inscrever para as aulas regulares de natação. As atividades ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As inscrições estão abertas pelo portal Curitiba em Movimento.