abre
Divulgação

O Pavilhão Guaju, em Araucária (PR) foi indicado ao ARCHDAILY BUILDING OF THE YEAR 2024, na categoria Edificio para Saúde. A pequena e singular construção compete entre 50 projetos indicados escolhidos pelo corpo editorial do portal Archdaily, o mais importante e visitado site de arquitetura do mundo. Apenas outro escritório brasileiro foi escolhido nesta categoria, um edifício de 4.000 m2 em Porto Alegre.

Simples, de baixo orçamento e profundamente local, o Pavilhão projetado pelos arquitetos da YVA Arquitetura possui apenas 70 m2, implantado em meio a um bosque na região rural de Araucária, no Distrito de Guajuvira. Para um local de meditação, silêncio, banhos de imersão e equipamentos de ginástica, o projeto arquitetônico propõe o equilíbrio da mente e corpo através de uma lembrança constante: viemos e somos feitos desta mesma natureza primordial que nos cerca. Assim, o Pavilhão é quase imperceptível através do uso abundante de painéis vidros para transparência, que se abrem para a ventilação natural e o som do mato entrar e passar desobstruído. A construção se eleva do chão para preservar a passagem dos animais do local e manter a drenagem natural da chuva até o fundo de vale.
O Pavilhão foi construído em 2023 em menos de um mês, utilizando sistema seco e peças pré fabricadas para montagem, a fim de reduzir o impacto ambiental durante a obra.

Yuri Vasconcelos, arquiteto titular da YVA, ficou surpreso pela escolha de um projeto tão pequeno e simples, mas considera importante e estimulante a arquitetura paranaense e brasileira continuar sendo destacada internacionalmente. Ele lembra que outros escritórios de arquitetura daqui foram igualmente selecionados em outras categorias, e que isso é um ótimo sinal de que os arquitetos paranaenses continuam a tradição em produzir arquitetura relevante aos olhos do mundo.

Para ver mais sobre o projeto