O livro Um Hospital de Crianças será lançado nesta segunda-feira (12), às 19 horas, na Sociedade Paranaense de Pediatria. A entrada para o evento é gratuita. A obra traz a trajetória de 93 anos do Complexo Pequeno Príncipe, formado pelos hospitais Pequeno Príncipe e César Pernetta, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. 

Esta é a segunda edição do livro, uma versão revisada, ampliada e bilíngue. A primeira edição foi lançada no aniversário de 85 anos do Hospital Pequeno Príncipe. A obra foi escrita com base em pesquisa documental e relatos de pessoas que participaram ativamente da história da entidade, que atuaram ou ainda fazem parte da instituição. O livro faz um resgate histórico do contexto social e político do país, contribuindo para a memória da evolução da saúde e da garantia de direitos no Brasil, a partir de um paralelo entre a história do Pequeno Príncipe e da pediatria no país.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio das empresas Romani S/A, Cremer S/A, SNR do Brasil, Eletrofrio, Seccional Comércio Internacional Ltda, Laboratórios B.Braun, Nunesfarma, Styner Bienz, Transresíduos, Horus Informática, Gemu e CINQ Tecnologies.

O Complexo Pequeno Príncipe é uma organização sem fins lucrativos. Atua nas áreas de assistência em saúde, ensino, pesquisa e mobilização social, por meio de suas três unidades: o Hospital Pequeno Príncipe, as Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

O Pequeno Príncipe é o maior hospital pediátrico de média e alta complexidade do País, com 390 leitos. A instituição realiza aproximadamente 346 mil atendimentos ambulatoriais, 25 mil internações, 566 mil exames e 17 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% de sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O livro Um Hospital de Crianças foi escrito por José Álvaro Carneiro, Cristina Miyuki Sato e Géssica Elen.