Paisagens, belas refeições, passeios solitários com os pés na relva ou na areia.

Rostos conhecidos, muitos outros novos, mudanças que temperam aquilo que conhecíamos, já há 3 décadas.

O Plaza Itapema está cada vez melhor, e os projetos do agora diretor, Lamarck de Freitas  Pequeno, e da diretoria da Plaza  Hotéis, Resorts Spas Brasil, seguindo os parâmetros dos novos proprietários do resort catarinense, prometem boas novidades para os próximos meses.

Adquirido no ano passado pelo casal Marchiori, do Paraná – (holding, agrário, exportador de pinus, imóveis) – o Plaza Itapema foi inaugurado em 16 de dezembro de 1972, dentro do projeto de João Ernesto Schmidt,  que iniciou a Rede Plaza em 1953. O

primeiro hotel iniciou atendimento em 1958. Era o Plaza Porto Alegre Hotel (Plazinha). O resort catarinense, junto de Camboriu e distante uma hora de Florianópolis, foi o segundo empreendimento da rede Plaza. Seguiram-se o Plaza São Rafael (1973), o Plaza Blumenau (1976) , o Plaza Caldas da Imperatriz Resort ( 1981). Em 2000 foi lançada a pedra do primeiro e-hotel do Brasil, o Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, que ficou conhecido como o hotel do Terceiro Milênio. E 2002 destacou a pedra fundamental do Bahia Plaza Resort, em Camaçari (Bahia), inaugurado em 29 de dezembro de 2005, construído com 80% de recursos próprios, um investimento de 25 milhões de reais.

Os paranaenses Marchiori estão investindo pesado na melhoria do resort de Itapema,que está com a maioria dos apartamentos e suítes com novas instalações. A piscina exterior modernizada deu margem aos muitos planos para um futuro próximo. Antes do Carnaval foi inaugurada uma moderna e cinematográfica cozinha no Spa, aberta para o salão, o que vai permitir aulas de gastronomia, um setor sempre em destaque. O Bar da Ilha agora está fechado por portas envidraçadas, o que garante seu uso mesmo com chuva ou vento forte. Lá são servidos grelhados (churrasco, salmão, frango), com mesa de saladas e pratos quentes. Um sucesso.

O Bar das Ostras vai voltar, com novas propostas. Vai reabrir para eventos fechados, e também  dedicado a casais que procuram um ambiente romântico, onde seja possível tomar uma taça de vinho, um champagne, um aperitivo elaborado e provar a gastronomia própria dos bistrôs do Mediterrâneo. Ou curtir um happy hour e petiscos no final da tarde, com novidades todos os dias, tudo perfeito para a bela paisagem que se descortina do lugar. Uma idéia é incluir no pacote de lua-de-mel ou comemoração de bodas, o funcionamento exclusivo do restaurante somente para um casal. Será sempre uma boa lembrança. Pode até funcionar com reserva antecipada, como acontece nos grandes navios de cruzeiro, que têm 13 ou 14 restaurante, 4 dos quais só atendem com reserva, e oferecem cozinha francesa, italiana, oriental, numa programação diferenciada dos self service.

Lamarck, entusiasmado, enumera as novidades: reformas do prédio de apartamentos, reinventar o restaurante e bar   da Ilha, ampliar e reformular a  Boite junto ao lago artificial, passando  da capacidade de 120 pessoas para a de  400  ou mais clientes,  o que vai  atender melhor ao setor de eventos e oferecer programação de shows especiais.

O projeto da reforma da piscina térmica com água do mar, vai dobrar a capacidade do grande restaurante, avançando sobre a cobertura da piscina, tornando o ambiente panorâmico mais sofisticado, com vista para o mar.

A Marina vai passar por grande reforma, com ancoradouro para barcos e iates,  cujos proprietários poderão utilizar dos restaurantes que estão sendo programados.

Um dos planos é o atendimento diferenciado para os que já passaram dos sessenta anos, hoje a grande maioria da população nos países desenvolvidos, e para onde estamos todos caminhando. Além do BeBeautySpa, sob orientação do Dom Medicina Personalizada, com sede em São Paulo  (leia-se doutores Geraldo Cavalcanti e Inaê Cavalcanti Marcondes Machado), agora com tratamentos dermatológicos e estéticos e de envelhecimento saudável,que sempre atendeu preferencialmente à terceira idade, serão organizadas temporadas especiais, bem adaptadas  à nova realidade da clientela, com esportes, shows e eventos diferenciados.

Na baixa temporada o hotel lota com realização de eventos e convenções e organização de torneios de golfe e tênis e está apostando nos esportes náuticos.

Quando os paranaenses Marchiori tomaram posse do resort, houve a reformulação do grupo de funcionários ( que são mais de 400). Mas aos poucos, os já aposentados e os mais experientes, estão voltando.  É o caso do Chef, Roque Aparecido Teixeira, que coordena a culinária que fez fama na região. João Alfredo Westphal, que era da Reserva, hoje é o Gerente do resort. E estão lá recebendo aos antigos hóspedes, o garçon José Carlos Ballend e o maitre Admilton Pedro Cota, com muitos anos de casa. Alguns atendentes chegam todos os anos do Rio Grande do Sul, para a alta temporada. É o caso de Paulo Silva e do Jamil. No grupo dos novos, a paranaense de Foz do Iguaçu, Roseli da Rosa, que ganha destaque na gastronomia e sonha em, como Chef , dirigir seu próprio restaurante.  

Também é prata da casa  o diretor Lamarck de Freitas Pequeno, que trabalhou por uma década no grupo Plaza e em 2006 assumiu o resort baiano. Passou em 2009 por uma multinacional em São Paulo e hoje é o dirige o Plaza Itapema, arregaçando as mangas para transformar o que já era bom, em excelente. Tudo isso agrada, porque por mais que a gente viaje pensando em conhecer novos horizontes, novos sabores, novas pessoas,  muitas vezes gostamos de carregar um pouco da sensação do estamos em casa e o desejo de encontrar o conhecido, esse impulso irresistível. Então, ver as pessoas de sempre, no atendimento de sempre, é um conforto.

O Plaza Itapema Resort tem área de um milhão de metros quadrados, oferecendo golfe, tênis, vôleis de praia, campo de futebol suíço e marina. O surfe é o esporte na parte de mar violento, mas os 800 metros de praia têm espaço para todos, desde os que gostam de esbanjar adrenalina, aos que preferem águas tranqüilas ou paradas. Caminhadas e trilhas garantem manter o peso correto, mesmo depois de provar os pratos diferentes de todos os dias e os imperdíveis doces de categoria internacional, assinados pela Maria.

São 120 apartamentos, 36 suítes no bloco  principal e nos chalés, 5 piscinas ( sendo 3 térmicas com água do mar), 3 restaurantes, 3 bares, boite, Spa ( que vai receber novos aparelhos para tratamentos de beleza e bem estar). Uma suíte especial, a de número 23, é a mais cobiçada. Tem espaço, vista para o mar, jacuzzis e muito conforto. Uma exclusividade para os poucos que conseguem reservá-la. O resort oferece  room service 24 horas, TV a cabo, ar condicionado. Fica no km 144 da BR 101 e atende pelo telefone (47) 3261-7000,  e-mail: [email protected]. Saiba mais no www.plazahoteis.com.br


DESTAQUES

Pobre do Turismo Brasileiro: na listagem de 100 destinos preferidos pelos viajantes estrangeiros, o Brasil, apesar de tudo o que tem de bom, bonito, grandioso , está em 86º lugar…

Hong Kong, que muitos consideram parecido com a baia de Guanabara, ficou em primeiro lugar, recebendo em 2011,  21,8 milhões de visitantes. O segundo lugar ficou com Cingapura (19,8 milhões) e o terceiro, com Londres ( 15,1 milhões). O Rio de Janeiro, tão cantado em verso e prosa, conseguiu a duras penas ocupar o 86º lugar, com seu 1,7 milhão de turistas. Buenos Aires recebeu 2,96 milhões no mesmo período e ocupou a 47ª. posição na listagem das 100 preferidas.