cinema na praca
Exibição do Cinema na Praça (Divulgação)

O Projeto Cinema na Praça 2025 – Clássicos – vai circular entre os meses de agosto e setembro levando cinema gratuito para diversos municípios do Paraná. O Cinema na Praça tem o objetivo de ampliar o acesso do público a produções cinematográficas, percorrendo o estado com a carreta-palco, que transforma praças populares das cidades participantes em um verdadeiro cinema a céu aberto.

O projeto é viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, e é produzido pela Cia Regina Vogue, responsável pelo Lote 2 do Edital, que passará por 10 municípios paranaenses, com a exibição gratuita de três filmes, sendo dois longa-metragem e um curta metragem, para a população local.

Para que todos possam participar da programação, o Cinema na Praça terá exibições com acessibilidade e tradução em Libras.

Filmes em exibição

A curadoria do projeto selecionou três títulos, sendo dois longa-metragem e um curta que serão exibidos em cada uma das cidades visitadas pela carreta-palco através do Cinema na Praça.

A escolha tem relação com o objetivo principal do edital: a circulação de obras clássicas do audiovisual em municípios do interior do estado.

CANTANDO NA CHUVA (1952)

Musical/comédia – 1h43min

Don Lockwood e Lina Lamont são estrelas do cinema mudo e agem como um casal pela imprensa. Quando o cinema falado surge, enfrentam um grande desafio, adaptar-se à nova tecnologia para preservar suas carreiras da voz inadequada de Lina.

O HOMEM SPUTNIK (1959)

Comédia – 1h38min

O casal de caipiras Anastácio e Cleci é surpreendido por um estrondo em seu galinheiro. Anastácio encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal. Quando a notícia se espalha, Anastácio e Clecy recebem propostas de grupos russos, norte-americanos e franceses. O interesse desmedido dos estrangeiros pelo satélite leva os dois à loucura.

A ESCOLA FENOMENAL II (2024)

18min

Na Escola de Ensino Fenomenal arte e ludicidade são fundamentais! Mas parece que dessa vez a batucada foi longe demais. Tem professora irritadíssima com o barulho e a brincadeira com os copos está se espalhando pela escola inteira! Diretor Fifi foi chamado e terá que tomar providência. Será que vão proibir?

Cinema na Praça – Cronograma

A Cia Regina Vogue já divulgou a lista completa com os municípios que receberão a visita do Cinema da Praça.

Guarapuava, 13/08

Arapuã, 06/09

Manoel Ribas, 07/09

Paranacity, 09/09

Jardim Olinda, 10/09

Ângulo, 11/09

Munhoz de Melo, 12/09

Marialva, 13/09

Cambé, 16/09

Bela Vista do Paraíso, 17/09

Abaixo a lista completa com as demais cidades que receberão o projeto.

  • PONTA GROSSA – TERÇA-FEIRA, 12 DE AGOSTO
  • GUARAPUAVA – QUARTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO
  • LARANJEIRAS DO SUL – QUINTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO
  • FRANCISCO BELTRÃO – SEXTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO
  • SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE – SÁBADO, 16 DE AGOSTO
  • PLANALTO – DOMINGO, 17 DE AGOSTO
  • CASCAVEL – TERÇA-FEIRA, 19 DE AGOSTO
  • ANAHY– QUARTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO
  • UBIRATÃ – QUINTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO
  • QUARTO CENTENÁRIO – SEXTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO
  • MARILUZ – SÁBADO, 23 DE AGOSTO
  • FIGUEIRA – SÁBADO, 30 DE AGOSTO
  • SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA – DOMINGO, 31 DE AGOSTO
  • ASSAÍ – TERÇA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO
  • UARÍ – QUARTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO
  • JACAREZINNHO – QUINTA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO
  • WENCESLAU BRAZ – SEXTA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO
  • ARAPUÃ – SÁBADO, 6 DE SETEMBRO
  • MANOEL RIBAS – DOMINGO, 7 DE SETEMBRO
  • PARANACITY – TERÇA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO
  • JARDIM OLINDA – QUARTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO
  • ÂNGULO – QUINTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO
  • MUNHOZ DE MELO – SEXTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO
  • MARIALVA – SÁBADO, 13 DE SETEMBRO
  • LONDRINA – DOMINGO, 14 DE SETEMBRO
  • CAMBÉ – TERÇA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO
  • BELA VISTA DO PARAÍSO – QUARTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO
  • MARILÂNDIA DO SUL – QUINTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO

Produção do Cinema na Praça

O Cinema na Praça é um evento produzido pela Cia Regina Vogue. A empresa firma o compromisso constante de levar a produção cultural e artística a todos os lugares.

Seu objetivo também é o de estimular a movimentação da economia local e contribuir com a transformação da sociedade.