mulher-observando-a-temperatura-da-amiga-em-um-termometro
Na maioria dos casos, a febre é causada por infecções virais de curta duração, como gripes e resfriados. (Foto: Freepik)

A febre é um sintoma que pode indicar uma variedade de condições de saúde, e o tratamento adequado depende diretamente da causa. Infecções bacterianas, por exemplo, podem exigir o uso de antibióticos, enquanto as infecções virais não respondem a esse tipo de tratamento.


LEIA MAIS

Como aliviar os sintomas da ressaca: 7 dicas para uma recuperação rápida

Conheça o trio de frutas para reforçar os músculos: melancia, banana e abacate


Na maioria dos casos, a febre é causada por infecções virais de curta duração, como gripes e resfriados, que o próprio sistema imunológico é capaz de combater. Portanto, em muitos casos, não é necessário recorrer a medicamentos especiais para tratar a febre. Medidas simples, como hidratação, descanso e o uso de analgésicos para aliviar os sintomas, geralmente são suficientes para proporcionar conforto ao paciente.

No entanto, é importante utilizar medicamentos antitérmicos com cautela e apenas quando necessário. O uso excessivo de paracetamol pode ser prejudicial aos rins e ao fígado, enquanto o ácido acetilsalicílico é contraindicado em casos de dengue e certas infecções virais em crianças.

Ajuda médica

A febre pode ser um sinal de alerta de uma condição médica que requer tratamento urgente. É importante procurar assistência médica nos seguintes casos:

Crianças com menos de 3 meses

Temperatura acima de 37,5°C ou abaixo de 35,5°C.

Crianças com mais de 3 meses

Temperatura superior a 39°C, ou se a febre alta ou baixa vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema.

Crianças entre 3 meses e 2 anos

Febre que dura mais de um dia, acompanhada de dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar e apatia, sintomas sugestivos de meningite.

Pessoas de qualquer idade

Febre acompanhada dos seguintes sintomas: dor de cabeça forte e persistente, sensibilidade excessiva à luz, dor de garganta que impede a deglutição, vermelhidão na pele, nuca endurecida e dolorosa ao curvar a cabeça, confusão mental, vômitos repetitivos, dificuldade para respirar ou dor no peito, irritabilidade, apatia ou sonolência, dores abdominais, dor ao urinar ou micção frequente em pequena quantidade.

Fique atento aos sinais que o corpo manifesta e não hesite em buscar ajuda médica caso a febre persista ou seja acompanhada por sintomas preocupantes.