Reciclagem ainda gera dúvidas: veja os 10 itens mais pesquisados por brasileiros

Editado por Alana Morzelli
Woman’s hand picks up plastic waste for cleaning into recycle bag for cleaningat the park. Clearing, pollution, ecology

iStock

O interesse dos brasileiros por reciclagem está em alta, mas ainda há muitas incertezas sobre o que, de fato, pode ou não ser reaproveitado. Nos últimos 12 meses, as buscas por “o que é reciclável?” aumentaram 50% no Google, segundo levantamento da energytech Descarbonize Soluções, que analisou dados de plataformas como Google, Bing, YouTube, TikTok, Pinterest e X.

A pesquisa identificou os dez itens que mais despertaram dúvidas entre os usuários — muitos deles presentes no cotidiano da maioria da população. E a boa notícia é: todos são recicláveis. No entanto, cada um exige um tipo específico de descarte para garantir o reaproveitamento. Veja abaixo como dar o destino certo a cada material:

1. Isopor

É reciclável, mas exige atenção. Como é um tipo de plástico, deve ser descartado junto a outros plásticos nas lixeiras vermelhas da coleta seletiva.

2. Vidro

Pode ser reciclado infinitas vezes, desde que não esteja contaminado com outros materiais. Vidros quebrados também são recicláveis, mas devem ser embalados com cuidado para evitar acidentes e identificados antes do descarte.

3. Lixo orgânico

Restos de alimentos e resíduos naturais não vão para a coleta seletiva comum, mas podem ser reaproveitados por meio da compostagem (virando adubo) ou da produção de biogás. O descarte deve ser feito separadamente, em lixeiras próprias.

4. EVA

O material, muito usado em artesanato e embalagens, é reciclável. Por ser um tipo de plástico, deve ir para as lixeiras vermelhas. O EVA pode ser triturado e reutilizado na fabricação de novos produtos.

5. Madeira

Apesar de não fazer parte da coleta seletiva comum, a madeira pode ser reaproveitada em móveis, construção civil e como biomassa. O ideal é levá-la a ecopontos ou projetos específicos de reciclagem.

6. Papel

Pode ser reciclado, desde que esteja limpo e seco. Papéis sujos com gordura ou restos de comida, como guardanapos usados, não são recicláveis. O papel reciclável deve ser descartado nas lixeiras azuis.

7. Papelão

Amplamente reaproveitado pela indústria, o papelão deve ser descartado limpo e dobrado para economizar espaço. Também vai para a lixeira azul.

8. Tecido

Tecido não faz parte da coleta seletiva padrão, mas pode ser reciclado por meio de pontos de coleta específicos, campanhas ou projetos de moda circular. Pode virar fios, estofados e até insumos industriais.

9. Borracha

É reciclável, mas depende do tipo. Pneus têm destinação especial e podem ser usados em asfaltos, pisos e solados. Borrachas pequenas, como as escolares, exigem pontos específicos de coleta.

10. Metal

É um dos materiais mais reciclados no Brasil. Latas, tampinhas e metais em geral devem ser descartados nas lixeiras amarelas. O reaproveitamento contribui para economia de energia e preservação de recursos naturais.

Por que conhecer o descarte certo importa

Mais do que saber se algo é reciclável, entender como descartar corretamente é fundamental para garantir que esses materiais realmente retornem à cadeia produtiva. Isso reduz impactos ambientais, economiza recursos naturais e fortalece a economia circular.

Metodologia
O ranking foi elaborado pela Descarbonize Soluções a partir da análise da pergunta “é reciclável?”, considerando dados dos últimos 12 meses em plataformas de busca e redes sociais. Foram selecionados os dez itens com maior volume de buscas associadas à dúvida.