Reprodução

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, no mundo, mais de 70 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, entre 2010 e 2019, houve um aumento de 43% no número anual de mortes por suicídio e, no contexto da pandemia, um crescimento significativo nas taxas, especialmente em regiões socioeconomicamente mais vulneráveis.

O fenômeno é complexo e multicausal, de impacto individual e coletivo, afetando indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades. No entanto, a maior parte das pessoas que tenta ou comete suicídio é portadora de algum transtorno mental, sendo o mais comum a depressão.

Diante de um cenário preocupante, principalmente com os impactos da pandemia do novo coronavírus, a autora e psicóloga Luiza Graziela Santos decidiu escrever um poderoso romance abordando questões que afetam a sociedade, como o abuso de drogas, alcoolismo, relacionamentos tóxicos e transtorno mentais.

Lançado pela Editora InVerso, Através da Dor (2022) traz à superfície problemas que ainda são vistos como tabu pela sociedade. “Este livro é como um mix de tudo aquilo que vejo dentro da clínica. Como especialista em intervenção em crises e prevenção de suicídio, estou em contato frequente com os temas e, durante a pandemia, as queixas foram muito mais frequentes”, explica Luiza.

Um fator adicional de preocupação é que essas dores encontradas nos atendimentos em seu consultório são mais frequentes entre os pacientes mais jovens. “A adolescência é uma fase cheia de conflitos e lutos; o adolescente vivencia a morte de diversas formas, mas a sua dor é o tempo todo invalidada. O fato de eles serem incompreendidos na maior parte do tempo os torna suscetíveis ao adoecimento mental”, contextualiza a autora.

Para mudar essa triste estatística, é importante que os jovens adoecidos saibam que não estão sozinhos, que a ajuda existe e que é possível superar os traumas. Assim, nas palavras de Luiza Graziela, “Através da Dor é um livro que tem como intenção trazer à tona a importância do cuidado com a saúde mental, mostrando como não olhar para nossas feridas internas pode ser perigoso, colocando em risco nossas vidas e das pessoas que vivem à nossa volta”.

Uma história de superação e crescimento, que revela de forma realista as dores, os conflitos e as possibilidades existentes para uma pessoa em sofrimento. O livro possui classificação indicativa para maiores de 18 anos e conta com notas explicativas da autora, alertando para a sensibilidade dos temas abordados, além de um posfácio com orientações sobre locais de ajuda e identificação de situação de risco.

Sobre a autora:

Luiza Graziela é nascida em Matupá-MT, e mora hoje em Nova Esperança-PR. É psicóloga infantojuvenil, especialista em intervenção em crises e prevenção de suicídio. Atua na clínica com atendimento infantil e adolescente. É apaixonada por fantasia e seres místicos, sendo uma leitora voraz do gênero.

Você consegue encontrá-la nas redes sociais como Psicóloga Luiza Graziela, em um perfil destinado à informação e à conscientização sobre o desenvolvimento infantojuvenil.

Sobre a Editora:

A InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários.

Nossa sede está em Curitiba – PR, com distribuição e divulgação em todo o Brasil e para os demais países reconhecidos pela comunidade internacional. A editora é participante de feiras literárias, bienais, concursos culturais e grandes eventos do segmento.

Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária por meio de várias opções de títulos, a InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor, leitor e editora.

Serviço:

Obra: Através da Dor, Luiza Graziela Santos

R$ 68,00

276 páginas

ISBN: 978-85-5540-253-1

O livro pode ser adquirido na loja virtual da editora: www.editorainverso.com.br