Estima-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de Pets, dos quais a maioria é composta por cães e gatos. Cerca de 60% dos domicílios brasileiros têm algum animal de estimação. De acordo com dados da prefeitura, a cidade de São Paulo tem um cão para cada sete habitantes, e um gato a cada 46 habitantes. De olho neste gigantesco mercado, que cresce mais de 10% ao ano, no qual os bichinhos são tratados como membros da família, o Provet, referência nacional em laboratório e diagnósticos por imagens, inaugura mais um centro de diagnóstico na zona leste.
Localizada no bairro Jardim Anália Franco, numa área que concentra o maior número de pet shops de São Paulo, a nova unidade atenderá seus clientes com serviços de radiologia, ultra-sonografia, eletrocardiografia, ecocardiografia, exames laboratoriais, odontologia entre outros.
Desde 1987, o Instituto oferece uma grande quantidade de recursos disponíveis na medicina veterinária. Os serviços vão desde acupuntura, dermatologia, odontologia e oftalmologia, até tratamentos nas áreas de oncologia e reprodução. O Provet completou 21 anos em maio de 2008 e é reconhecido como o maior e mais completo centro de diagnósticos veterinários do Brasil, com crescimento de 25% ao ano. Anualmente são realizados aproximadamente 200.000 exames em suas quatro unidades localizadas em São Paulo.
De acordo com o diretor do Provet, Edgar Sommer, o Brasil representa o segundo maior mercado Pet do mundo, ficando atrás somente do mercado norte-americano. “O mercado pet brasileiro cresce todos os anos, entre outros fatores, em virtude de pessoas das mais diversas classes sociais adotarem animais de estimação praticamente como membros da família. Com a agitação e a insegurança das metrópoles os animais representam fatores de estabilidade e de afetividade e acabam adquirindo o status de um ente querido”.