Residentes médicos de Anestesiologia do Complexo HC (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficaram entre os melhores na prova da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) de 2014 e, por isso, receberam, no dia 17 de outubro, o Prêmio Ney Regattieri – SPA – 2015, concedido pela Sociedade Paranaense de Anestesiologia para os residentes que obtêm as melhores notas na prova nacional da residência médica no estado do Paraná.
Os vencedores desta edição, foram os residentes médicos em anestesiologia do HC, R3s, André Keng Wei Hsu e Juliana Anacleto Wiestel; R2, Juliana Thomaz Menck; e os R1s, Gabriel Augusto de Oliveira, Bernardo de Paula Araújo e Flávia César Lorenzetto. As siglas R1, R2 e R3 são devidas a cada ano da residência médica.
O prêmio, por sua vez, faz uma homenagem ao médico Ney Regattieri Nascimento, anestesiologista e professor aposentado da UFPR, além de fundador do Centro de Ensino e Treinamento (CET) da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, a primeira Residência Médica de Anestesiologia do Paraná.
A Sociedade Brasileira de Anestesiologia tem, no Brasil, cento e oito CETs – Centros de Ensino e Treinamento. O CET do Hospital de Clínicas, CET-SBA 9152, tem como Responsável Sérgio Tenório, médico do HC e professor titular da UFPR, nesta especialidade.
16 de Outubro: Dia do Anestesiologista — A data da premiação é comemorativa uma vez que é alusiva ao 16 de outubro, dia do Anestesiologista. Nesta data, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral no ano de 1846. Naquele dia, às 10 horas, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston, o cirurgião John Collins Warren realizou a extirpação de um tumor cervical de um jovem de 17 anos. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado