Comer pode ser uma experiência muito mais interessante se, além dos produtos e opções de pratos servidos, o espaço ajudar a dar um up da imaginação. E, ao que parece, este tem sido o ponto de partida para a criação de alguns cafés, bares e restaurantes. Utilizando ideias que rementem a infância, empreendedores acabaram por inovar em abrir uma nova tendência.
A Dona Pizza, pizzaria, hamburgueria e restaurante, que funciona desde 2005 no bairro Santa Cândida, viu o número de clientes cresceram após um dos proprietários esbarrar no problema espaço para armazenar a coleção de vídeo games antigos.
Marcelo Ramos Gulart conta que a ideia de criar um espaço começou, tímida, com apenas com duas TVs para os alguns jogos há três anos. Hoje quase já não tenho mais espaço para atender a procura, principalmente das noites de quinta, quando temos o rodízio, e vários grupos gostam de marcar encontros aqui, conta. O espaço oferece a oportunidade para que um grupo de até 12 pessoas possa jogar Super Nintendo, por exemplo.
Atualmente a pizzaria e hamburgueria dedica o andar de cima aos apaixonados por jogos eletrônicos antigos. O espaço que antes tinha apenas duas TVs agora conta com 11 aparelhos, além de mesas personalizadas segundo os games e personagens dos jogos. Hoje temos mais de 6 mil seguidores e já não consigo mais dar conta de responder a cada uma das postagens como fazia no começo, diz.
Para amenizar custo, Gulart conta que aprendeu a fazer a manutenção dos games e dos consoles. Para os nerds de plantão que não conhecem A Dona Pizza ela fica na Rua Fernando de Noronha, 1.420, no Santa Cândida. Os telefones de contato são 3257 9243 ou 3015 8343.
Foto: Franklin de Freitas
Chá com Alice
Inaugurada em 2015, a Chá com aAlice passou por um nova configuração e ganhou uma nova estrutura que uma mistura o lúdico, o aconchego e boa gastronomia. São vários cômodos especiais, com decorações que remetem aos personagens da história Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson), entre elas a sala da Alice e da Rainha Vermelha e o espaço do Chapeleiro Maluco. Com capacidade para 30 pessoas, o Chá com Alice está disponível, também, para festas de aniversário e pequenos eventos.
Apaixonadas pela jovem Alice e seu universo encantador, a fisioterapeuta Simone Izar Skorek e a executiva de tecnologia Miriam Piazza Bellafronte se uniram para criar o espaço o temático Chá com Alice. Além da temática encantadora, o empreendimento traz um cardápio delicioso, com destaque para os chás especiais, entre eles o Chá Rainha de Copas (combinação de maçã, ameixa, especiarias e hibisco), o Chá Chapeleiro Maluco (combinação de frutas com hibisco) e o Chá da Serenidade (capim limão, melissa e laranja). Todos os chásda casa são criados com exclusividade pela Chá & Arte.
O menu conta ainda com uma grande variedade de comidinhas saborosas, uma mistura de culinária francesa e caseira. Tudo é preparado pelas próprias proprietária, com um conceito Slow Food. Entre os destaques do empreendimento estrão o Gâteau aux Pommes (bolo de maçã cheio de texturas: molhadinho, amanteigado e crocante), o Moelleux au Chocolat (bolo de chocolate meio amargo e cacau com farinha de amêndoas e ganache de chocolate meio amargo), o Financier (clássico bolinho francês que pode ser acompanhado de calda de laranja com cardamomo), o Gâteau aux Framboises (bolo macio com farinha de amêndoas e framboesas) e o Croque Monsieur (pão brioche, molho bechamel, queijo emmental e presunto).
O Chá com Alice fica na Rua Dias da Rocha Filho (nº 446). Telefone de lá é o (41) 3527-5551. Mais informações pelo telefone (41) 3527-5551 ou no site www.chacomalice.com.br.
Ramem
Outro lugar que resolveu apostar no diferente foi o recém-inaugurado Oishi Ramen Bar. Primeiro espaço da cidade dedicado ao ramen, ou seja, o popular lámen (prato típico da culinária japonesa que leva macarrão, caldo e acompanhamentos). O Oishi Ramen Bar oferece 10 opções do saboroso preparo.
O menu foi idealizado pela empresária Carmen Tieko Furukawa Vega, uma apaixonada por ramens que viveu no Japão e aprendeu todos os truques do preparo, em parceria com os chefs Juliano Komay e Jefferson Yuji Kanno. As receitas seguem a linha tradicional do preparo e que têm como base caldos de porco, frango ou vegetariano. Diferente de outros empreendimentos que servem a iguaria na cidade, o Oishi conta com opções 100% vegetarianas com bases exclusivas. Os preços dos ramens do empreendimento variam entre R$ 34 e R$ 39.