Saiba como driblar a fome durante o inverno

A vontade de comer está relacionada mais às necessidades emocionais do que às fisiológicas

Redação Bem Paraná

Com as baixas temperaturas do inverno nosso corpo precisa trabalhar para manter a temperatura interna. E o apetite costuma aumentar ou pelo menos a vontade de comer. O organismo precisa se adaptar à temperatura ambiente para realizar todas as suas funções metabólicas e, por isso, gasta mais energia e dá a sensação que precisamos de mais comida, explica a nutricionista funcional Juliana Garcia. Mas, é só a sensação. Comer demais ou alimentos mais calóricos não estão liberados nessa estação. Dra. Juliana explica que de acordo com estudos recentes, a demanda energética não é tão significativa para justificar o consumo de alimentos em calorias.

Uma das principais causas do aumento do consumo está ligada ao aspecto emocional da alimentação. A comida não remete apenas à saciedade, mas também ao aconchego e ao prazer, comenta. Por isso, muitas vezes no inverno, a melhor opção é ficar debaixo das cobertas e deliciar-se com algo quentinho, gostoso e, geralmente, cheio de calorias.

Como o organismo não necessita de tanta energia a mais nos dias frios, muitas pessoas tendem a engordar nessa época porque consomem alimentos de forma exagerada. E se essas ingestões calóricas não serão utilizadas pelo corpo para realizar nenhuma função, se acumulam e são transformadas em gordura. Para que o peso mantenha-se constante, é necessário que tudo que é consumido seja gasto, portanto, se o consumo diário de calorias for elevado, é necessário que haja a prática da atividade física para compensar, orienta.

Alimentação

Segundo a nutricionista, é possível administrar a alimentação sem restringir nenhum alimento. Entretanto, é preciso tomar cuidado com o consumo frequente de doces e bebidas quentes, como chocolate-quente e cappuccino, pois têm pouco valor nutritivo e são altamente energéticos, chamados de calorias-vazias. Mesmo com as temperaturas baixas, é preciso ficar atento ao consumo de todos os tipos de alimento, especialmente, frutas e verduras. Como o frio diminui a vontade de consumir água e esses alimentos. A dica é preparar receitas quentes com frutas, vegetais refogados, caldos e sopas de legumes. Precisamos dar atenção também para alimentos ricos em vitamina C, como vegetais folhosos e frutas cítricas, pois ajudam a manter nosso organismo mais resistente a uma série de doenças, frisa.