WhatsApp Image 2025-07-07 at 14.23.44
Semana de Moda de Curitiba (Divulgação)

A Semana de Moda de Curitiba, conhecida como Boqueirão Fashion Week, existe há quase 10 anos e, hoje, é um dos evento de moda mais representativos da capital paranaense. A história começou com uma iniciativa do então prefeito Rafael Greca, em parceria com a administração da Regional Boqueirão, na época liderada por Ricardo Dias.

A partir da 6ª edição, com a entrada do coordenador Junior Gabardo, o evento foi reformulado e começou a crescer. A meta de ampliar a visibilidade e atrair um público cada vez maior foi acompanhada de uma mudança estratégica: o foco passou a abranger toda a cadeia produtiva da moda, envolvendo marcas, criadores, fornecedores e profissionais do setor.

Leia também

Essa nova abordagem fez com que o Boqueirão Fashion evoluísse de forma expressiva. O que começou como uma apresentação pontual, com uma única marca exibindo 8 looks em um único dia, transformou-se em uma semana de moda em Curitiba, com cinco dias de programação, 14 desfiles e um público que hoje supera 1.500 pessoas por dia.

Novidades em 2025

Este ano, duas novas linguagens de moda foram incorporadas: a exibição de fashion films e o projeto Curitiba Mostra Moda, ampliando as possibilidades de expressão e oferecendo novos canais de visibilidade para os profissionais da área.

O evento já não se restringe apenas aos desfiles de passarela. Sua programação envolve uma série de atividades que fomentam a criatividade, a produção e o empreendedorismo local, fortalecendo toda a cadeia produtiva da moda e gerando impacto positivo na economia da região.

Por que a Semana de Moda de Curitiba acontece no bairro do Boqueirão?

Além de contar com o apoio institucional da Administração Regional, e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Boqueirão é reconhecido por seu histórico como polo têxtil da cidade. Destacando-se especialmente a Rua Bley Zornig, tradicional pela concentração de malharias, lojas de tecidos e confecções, que movimentam diariamente a economia local, atendendo tanto o público atacadista quanto o varejista.

A escolha do bairro como sede do evento reforça a identidade do Boqueirão como referência no setor têxtil e valoriza os profissionais e empreendedores da região. Outro diferencial importante é o casting aberto, que promove a inclusão social e democratiza o acesso ao mundo da moda. Moradores do Boqueirão e de bairros vizinhos têm a oportunidade de realizar o sonho de desfilar em um evento de grande porte. Os selecionados participam de um processo de capacitação e treinamento, garantindo um espetáculo que alia qualidade, emoção e representatividade.

O Boqueirão Fashion segue se consolidando como um projeto que vai muito além da moda: é uma plataforma de visibilidade, inclusão, desenvolvimento econômico e valorização regional.