A  Bahia é maior do que a França. E Salvador é o coração da Bahia, primeira capital do Brasil, Patrimônio da Humanidade. Desde que, em 1501, uma expedição de reconhecimento à terra descoberta por Pedro Álvares Cabral encontrou a grande baía, batizada de Baia de Todos os Santos pelo navegador Américo Vespúcio (por ter sido descoberta no dia 1º de novembro), o golfo passou a ser um dos pontos mais conhecidos do litoral do Novo Mundo.
Em 1549 o rei de Portugal, D. João III nomeou o militar e político Tomé de Souza para ser o governador-geral do Brasil, enviando-o para uma missão em 12 de fevereiro daquele ano. Tomé de Souza ocupou o cargo até 1553, voltando para Lisboa e sendo substituído por Duarte da Costa.
Em 1550 chegavam os primeiros navios com escravos vindos da África, época em que Salvador prosperou com as atividades portuárias, produção de açúcar, fumo e criação de gado no Recôncavo baiano. E o Brasil nunca mais foi o mesmo. Hoje os portugueses voltam a invadir a antiga colônia, com seus hotéis como o Tivoli Praia do Forte Eco Resort e a rede Vila Galé. Se a economia mundial não atrapalhar muito, até 2017 a Bahia receberá US$ 3,1 bilhões em investimentos em 43 novos resorts e hotéis, a maioria de redes hoteleiras internacionais. Parte dos empreendimentos já está em construção ou em planjamento.
À frente — Quem está à frente do resort, temporariamente, é Antonio Bastos, responsável pelos hotéis Vila Galé no Brasil. É que a gerente geral, Maria João Baptista, está retornando a Portugal e enquanto não se oficializa o nome do novo gerente, Bastos supervisiona tudo, instalado  com a família no hotel. Antes de partir, Maria João assinou com a sub gerente Margarida Oliveira a festa de Reveillon, “Marés Imperial”, comemorando os 200 anos da chegada da Corte de D. João VI ao Brasil, que aconteceu em 22 de janeiro de 1808, no antigo Porto da Barra.
Sem precisar mais fugir das tropas de Napoleão Bonaparte, os portugueses fizeram a festa na praia de Guarajuba, com direito à recepção da “Corte Portuguesa”, jantar com música ao vivo, show da cantora Amanda Santiago, queima de fogos de artifício e cortejo para entrega de oferendas e flores para Iemanjá, seguida de ceia.
A música correu solta até as quatro horas da manhã. O turista que pretender conhecer alguma coisa além do hotel, vai ter que comprar excursões das agências de receptivo.Ou alugar um carro. Calcule uma hora ou mais para a viagem até Salvador, mesmo tempo para o aeroporto. Quem não conhece a capital baiana — o que é um pecado mortal — faz melhor opção reservando três dias de hospedagem em um hotel urbano, como oVila Galé Salvador, do mesmo grupo, localizado em Ondina, entre o  Othon e o Farol da Barra.
Era o antigo Holiday Inn e foi remodelado para atender aos novos proprietários. Tem 224 quartos, amplos e modernizados, com vista para o mar. Distante apenas 20 minutos do aeroporto, é perfeito tanto para férias como para homens de negócios, oferecendo todas as facilidades para eventos profissionais. No Versátil, mesmo nome do vinho português da rede,a gastronomia é baiana, mas o bacalhau tem dia especial de festival na semana. Veja tudo no www.vilagale.com.br, que também elenca os hotéis de Fortaleza.