
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, espera receber mais de 40 mil pessoas no próximo 12 de outubro, data da tradicional Festa da Padroeira. Entre os fiéis estão peregrinos que vêm de diferentes pontos do Paraná e até de outros estados, muitos deles em romarias a pé que superam 30 quilômetros de caminhada.
Para acolher os romeiros, o Santuário lançou um pedido especial a voluntários da área da saúde — médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. “Alguns peregrinos saem de casa ainda de madrugada e chegam exaustos. É importante termos pessoas para prestar atendimento básico, como aferição de pressão ou uma massagem para evitar câimbras”, explica o pároco e reitor do Santuário, padre Rodolfo Tristlz.
Além da equipe de saúde, voluntários também são convidados a atuar na limpeza, acolhida e praça de alimentação. “Todos podem ajudar de acordo com sua disponibilidade. Basta entrar em contato com a secretaria e deixar o nome”, reforça o sacerdote.
Programação religiosa e cultural
- Missa de envio dos voluntários: 28 de setembro, às 16h.
- Novena da Padroeira: de 2 a 10 de outubro, às 7h e 19h30 nos dias de semana; às 7h e 18h30 aos sábados e domingos.
Durante toda a novena haverá praça de alimentação e bazar abertos ao público.
Carreata e bênção dos veículos
No dia 5 de outubro, acontece a Carreata da Padroeira, saindo da Paróquia Santo Antônio, na Warta, após a missa das 8h. Os veículos seguem até o Santuário, onde receberão a bênção de padres e diáconos. Nesse dia, não haverá a missa das 11h, por causa da movimentação dos carros.
Vésperas e troca do manto
No sábado (11), véspera da festa, será realizada a liturgia das Vésperas Solenes, presidida pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz. A celebração inclui a tradicional troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, doado neste ano pela família Biz, frequentadora histórica do Santuário.
Dia da Padroeira – 12 de outubro
A programação começa à meia-noite com o Terço dos Homens e segue com missas em diversos horários: 5h, 7h, 9h, 11h, 13h30, 15h e 17h.
Ao meio-dia, será realizada a consagração das crianças, em alusão ao Dia das Crianças, celebrado na mesma data.
Após a missa das 17h, acontece a procissão pelas ruas da Vila Nova, encerrando-se com a emocionante coroação de Nossa Senhora, prevista para iniciar entre 19h30 e 20h, na chegada da procissão ao Santuário.
Estrutura do evento
Durante todo o dia, os fiéis encontrarão:
- Praça de alimentação com salgados, comidas variadas, água, sucos e refrigerantes.
- Bazar com objetos religiosos, além de pipoca e sorvete.
- Sala de Promessas, para quem deseja deixar objetos representando curas ou graças.
- Velário, onde será possível acender velas em intercessão.
- Benção de objetos trazidos pelos peregrinos, realizada por padres e diáconos ao longo da festa.
História do Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, começou como uma capelinha em 1940. Tornou-se paróquia em 1952 e, em 1997, foi elevado a Santuário. Hoje, é um dos principais polos de evangelização e turismo religioso do Paraná, atraindo fiéis de todo o estado e de regiões vizinhas. Somente no Dia da Padroeira do Brasil, recebe mais de 40 mil devotos.