Cabelos tingidos precisam de cuidados redobrados; saiba como escolher os produtos

Tanto para quem tinge em casa quanto para os que vão no salão, é necessário cuidar dos cabelos após o procedimento para conseguir os melhores resultados e preservar a integridade dos fios

Redação Bem Paraná com assessoria

Divulgação

Processos químicos de tintura no cabelo são comuns em qualquer época do ano, mas requerem cuidados especiais. “Mesmo com os cabelos hidratados e cuidados, a tintura capilar tende a trazer alguns problemas aos usuários destes produtos como o ressecamento do cabelo, pois a tinta altera as propriedades da queratina, que é um protetor natural dos fios. Além disso, segundo estudos, é prejudicial ao couro cabeludo deixar a tintura agir por mais tempo do que o prescrito; fazer misturas caseiras e utilizar itens não indicados pelo fabricante durante o preparo também são erros que podem causar irritação ao couro cabeludo, alteração de brilho e má penteabilidade (os fios embaraçam facilmente), deixando os cabelos fragilizados”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Existem no mercado muitas marcas e tipos de cores para tingir os cabelos. A grande maioria delas possui tecnologia para preservar ao máximo a integridade da queratina; por isso, é importante investir em produtos conceituados, seguir rigorosamente as instruções de aplicação e, de preferência, procurar um profissional.

De acordo com a especialista, uma vez que o cabelo sofre o dano químico, alguns ativos podem ajudar no processo de reparação. Ela explica melhor os principais ingredientes que devem constar na composição de um produto reparador pós-tintura:

Hydra.Sil: é um grande aliado, por proteger a hidratação interna dos fios, pois ajuda a preservar as fontes de hidrogênio atacadas durante os processos químicos. “Tem alto potencial nutritivo, fornecendo também nutrientes essenciais para melhorar a força e a resistência dos fios”, afirma Mika.

ReparAge: sitema composto por uma matriz Amino-Estrutural responsável pelo exclusivo efeito Pro.Filler (aumento do diâmetro do fio envelhecido e reparação dos danos internos). Resulta em cabelos fortes, blindados e renovados.

Bioex Cereais: Complexo de proteínas de origem vegetal, rico em polissacarídeos de alto e baixo peso. “Possui efeito restaurador e protetor, conferindo maciez, brilho, condicionamento e textura agradável aos cabelos”, enfatiza.

Tamariliz: é um polissacarídeo do Tamarindus exclusivamente desenvolvido para tratar os cabelos, da raiz até as pontas, protege os cabelos das agressões externas, melhora a hidratação dos fios e aumenta a coesão do fio que ajudam a conferir força e brilho intenso aos cabelos.

Arct-Alg: alternativa natural ao minoxidil, Arct-Alg é uma biomassa marinha padronizada extraída do Mar Ártico que aumenta a produção de óxido nítrico (NO), com melhora da circulação local e dos microcapilares aumentando a troca de nutrientes. Assim, promove o crescimento e fortalecimento capilar em cabelos enfraquecidos.

Capillisil C: ativo biotecnológico com alta concentração de Silício Orgânico, o que confere uma ação efetiva na epiderme, derme e nos fios capilares. Atua no bulbo capilar e queratinocitos, reduzindo a queda e aumentando a densidade capilar, além de possuir ação anti-inflamatoria e antiqueda.

Bioex Capilar: complexo vegetal enriquecido indicado no tratamento capilar, como auxiliar na prevenção da queda excessiva de fios e na restauração do bulbo piloso. Deve ser utilizado preferencialmente na forma de tônico, aplicado sobre o couro cabeludo.

LipoNutrium Hair: complexo de óleos vegetais que possui alto poder de penetração na fibra, elevada afinidade e interação com as estruturas capilares lipídicas internas e externas, garantindo cuidado multinível dos fios danificados e ressecados.

Mika lembra também que, quando o fio está muito danificado e sem mais massa proteica, por sofrer muitos processos químicos repetidos e uso de produtos que ficam mais tempo no cabelo do que o necessário, um dermatologista ou tricologista pode ser consultado para trabalhar a melhor forma de reconstrução. “Nesse caso, é necessário intervir no cortéx do fio aumentando o ganho de massa proteica. Novas tecnologias foram desenvolvidas e muitas vezes é necessário associar o tratamento tópico com o oral, com o consagrado Exsynutriment, um silício solúvel estabilizado em colágeno que atua diretamente no couro cabeludo alimentando a raiz do cabelo e fornecendo o micronutriente silício que é fundamental para saúde do cabelo”, explica. “Consulte sempre um dermatologista para orientá-lo melhor em relação a concentração de uso e também a associação com outros nutrientes que o cabelo esteja necessitando”, finaliza a especialista.

Fonte: A Biotec Dermocosméticos é empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores. www.biotecdermo.com.br / SAC: 0800-7706160