img_9162_1
Imagem ilustrativa (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Devido às fortes chuvas de Verão, ou até mesmo acidentes envolvendo postes de eletricidade, fios de alta tensão acabam caindo nas ruas. Nas cidades, esses tipos de cabos têm 13.000 wolts de tensão. Assim, os riscos de choque são altos. Confira algumas dicas do Corpo de Bombeiros para agir com segurança.

Se um cabo de energia cair sobre o carro, o motorista deve permanecer no veículo e ligar para os Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199). Como há grandes chances de o veículo estar energizado, a pessoa não deve tocar nas partes metálicas e nem na parte de fora do carro. É importante que ninguém se aproxime do veículo para tentar ajudar, pois há riscos de choque elétrico.

De acordo com os Bombeiros, o motorista só deve sair do veículo antes de o resgate chegar se perceber que ele está pegando fogo. Contudo, alguns cuidados são necessários. A pessoa tem de descer do carro com os dois pés no chão, sem tocar no veículo.

Quando estiver fora do carro, o motorista deve se distanciar arrastando os pés. Outra possibilidade é se locomover com pequenos pulos, sempre com os pés juntos. Manter um pé de cada vez no chão aumenta as chances de choque.