Imagem ilustrativa (Reprodução/TV Brasil)

Curitiba vai sediar neste sábado, 19 de agosto, o Encontro Médico Científico para tratar do Câncer do estômago e esôfago, tipos de tumores cuja incidência está aumentado em todo o país, inclusive em pessoas jovens. O encontro será realizado no Centro de Evento Espaço Laggus, na cidade de Campo Largo a beira do Lago Passaúna.

Coordenador do Encontro Médico, o cirurgião oncológico do Centro de Oncologia do Paraná, Dr. Marciano Anghinoni, revelou que: “Vamos tratar especificamente das lesões precoces e precursoras do câncer do estômago e esôfago, que tem vitimado muitas pessoas. As lesões precursoras são as que dão origem ao câncer e as lesões precoces são tumores iniciais que podem SER CURADOS” Destacou o médico Marciano.

Segundo o Dr. Marciano Anghinoni, a temática do evento é inédita em Curitiba, tendo caráter inovador já que foi planejado para acontecer em meio a natureza, a beira do lago Passaúna, visando fugir dos formatos tradicionais e proporcionar aos convidados uma integração entre ciência e contato com a natureza.

IMPORTÂNCIA

Conforme já exposto, o evento é de atualização científica com os maiores nomes locais para discutir condutas médicas para as lesões precoces e precursoras do câncer do estômago e esôfago. A importância é a de que o tratamento das lesões precoces e precursoras da maneira adequada pode evitar que mais pessoas venham a falecer por câncer do esôfago e estômago. A incoerência desses tipos de câncer tem aumentado em razão dos maus hábitos, que incluem o tabagismo, o consumo prolongado de bebidas alcoólicas, o consumo de alimentos processados, a obesidade, o sedentarismo e a infecção pela bactéria Helicobacter Pylori.

Contextualizando, a gastrite crônica atrófica é um dos exemplos de lesão precursora que pode levar ao câncer de estômago. A doença do refluxo não tratada é outro exemplo de lesão precursora que pode levar ao câncer de esôfago.

O Encontro está sendo promovido pelo Centro de Oncologia do Paraná, e contará com a participação de gastroenterologistas, endoscopistas, cirurgiões do aparelho digestivo e cirurgiões oncológicos, e oncologistas clínicos e outros profissionais de renome na cidade de Curitiba, para discutir as melhores condutas locais a serem oferecidas para esses pacientes. Esse evento é de cunho científico destinado somente a médicos especialistas. Eventualmente o grupo promove eventos destinados ao público não médico.