Carteira de Autista: Paraná chega a 40 mil unidades emitidas nesta quarta. Entenda

Redação Bem Paraná
carteira de autista

Carteira de Autista ajuda portador de condição a ter acesso à políticas públicas de inclusão (AEN)

O Paraná alcançou a marca de 40 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) emitidas. No entanto, esse número representa menos de um terço da população com autismo no Estado. O número foi atingido nesta quarta, 18.

Leia mais:

Os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam mais de 132 mil pessoas com TEA no território paranaense.  A emissão da Carteira de Identificação é feita pelo Governo do Estado, com coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

A carteira dá acesso às políticas públicas voltadas à inclusão e garantia de direitos da população autista. Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea no País. Neste ano, 8.310 pessoas já receberam a carteirinha. Até 2022 foram emitidas 5.336 carteirinhas. Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024 foram mais 26.370 unidades.

O Paraná chega ao número simbólico em um momento importante: nesta quarta-feira, 18 de junho, é celebrado do Dia do Orgulho Autista. A data é uma iniciativa do grupo britânico Aspies for Freedom e tem como propósito valorizar a neurodiversidade das pessoas no espectro do autismo. A celebração reforça o reconhecimento do potencial único e inato de cada indivíduo, promovendo respeito e inclusão.

Benefícios da Carteira do Autista

A Ciptea oferece uma série de benefícios e facilita o acesso a serviços essenciais. “Além de garantir atendimento prioritário, a carteira também ajuda a identificar e compreender melhor a população autista no Estado, possibilitando a elaboração de políticas públicas mais eficazes e inclusivas”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família”, Rogério Carboni.

O secretário destaca que, além de suas diversas funções para as pessoas, a carteirinha é fundamental para a coleta de dados e informações desta área. “Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: mais eficácia em nossas ações”, diz Carboni.

Como solicitar a Carteira do Autista?

Para facilitar ainda mais o acesso ao documento, o Governo do Paraná, por meio da Sedef, possui um número de WhatsApp dedicado ao atendimento para a confecção da Ciptea. Os interessados podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, disponível das 9 às 16 horas, para solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas.

O atendimento é realizado de forma simples, prática e segura, e a emissão da carteira é totalmente gratuita, feita de forma 100% online, garantindo comodidade para as pessoas autistas e suas famílias.

Para solicitar a Carteira é necessário reunir alguns documentos, como RG e CPF da pessoa com autismo e do responsável, uma fotografia recente, um laudo médico digitalizado e um exame de sangue. Além do WhatsApp, todas as orientações detalhadas para a solicitação estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br.