
Uma campanha de prevenção ao câncer em Curitiba usa um talismã japonês, o Akabeko, como inspiração. O Akabeko – uma pequena vaca vermelha produzida em papel machê – é originário da região de Fukushima, no Japão, e é considerado um símbolo de boa saúde e proteção contra doenças desde o século XVI.
A campanha da Oncologia 360, em parceria com o Centro Médico Hospitalar Sugisawa e o Hospital Sugisawa, portanto, une cultura e ciência para sensibilizar a população sobre o diagnóstico precoce de três tipos de câncer que estão entre os mais incidentes no Brasil: mama, próstata e pele.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar, em média, 73.610 novos casos de câncer de mama por ano no triênio 2023–2025. O tumor é o mais incidente em mulheres no país e, quando descoberto precocemente, eleva de forma expressiva as taxas de sobrevivência.
No caso dos homens, a estimativa nacional aponta para 71.730 novos diagnósticos de câncer de próstata por ano no mesmo período, sendo a segunda neoplasia mais comum entre eles — atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Detectado em fases iniciais, o índice de cura pode ultrapassar 90%.
O câncer de pele não melanoma, por sua vez, é o mais frequente em ambos os sexos, representando 31,3% de todos os casos registrados no Brasil. Após ele, o câncer de mama lidera entre as mulheres (10,5% dos casos) e o câncer de próstata entre os homens.
No Paraná, o INCA estima 3.650 novos casos de câncer de mama por ano no triênio 2023–2025. Só em Curitiba, devem ser cerca de 770 diagnósticos anuais, número que corresponde a pouco mais de 20% do total estadual.
Para a médica onco-hematologista Jerusa Miqueloto, sócia da Clínica e Centro de Infusão Oncologia 360, a prevenção é a principal estratégia de saúde para mudar esse panorama.
“Os dados mais recentes mostram que o câncer de mama, de próstata e de pele continuam entre os mais incidentes na população. Quando a doença é detectada no início, as chances de cura são significativamente maiores e os tratamentos se tornam menos agressivos”, pontua.
No que diz respeito ao câncer de mama, em setembro o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso à mamografia no SUS para mulheres de 40 a 49 anos, além da faixa tradicional de 50 a 69 anos. “Esse protocolo já acontecia na rede particular de saúde, mas a mudança na saúde pública é mais uma forma de alertar a população sobre a gravidade da falta de diagnóstico no momento adequado”, enfatiza a médica. Segundo ela, com isso deve aumentar a demanda por exames e biópsias no Paraná, exigindo reorganização da rede de atenção para evitar filas e atrasos diagnósticos.

(Campanha de 2024/Divulgação)
Talismã tem origem em Fukushima
Para os organizadores da campanha, o Akabeko representa a força coletiva necessária para enfrentar a luta contra o câncer. “O Akabeko traduz a persistência e o cuidado coletivo, valores que queremos trazer para esta iniciativa”, afirma Fernanda Corleto, síndica gestora do Centro Médico Sugisawa.
A campanha terá ações educativas e atividades durante os meses de outubro, novembro e dezembro, com palestras sobre cada um dos temas: Outubro Rosa (câncer de mama); Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Laranja (câncer de pele).
CHAMADO COLETIVO
O impacto dos números mostra que o câncer continua sendo um desafio de saúde pública no Paraná e no Brasil. Mas quando detectado precocemente, as chances de cura ultrapassam 90% em alguns casos. “Nosso compromisso é atuar em rede, somando forças entre especialidades médicas e serviços de referência. Cada exame, cada conversa e cada gesto de cuidado pode fazer a diferença na vida de um paciente”, afirma Miqueloto.
CAMPANHA AKABEKO
A campanha Akabeko é uma realização da Oncologia 360, em parceria com o Centro Médico Hospitalar Sugisawa e o Hospital Sugisawa, reforçando o compromisso conjunto de oferecer atendimento de excelência e fomentar a prevenção oncológica no Paraná.
Interessados em participar das atividades podem buscar informações no instagram @oncologia360curitiba e/ou @centromedicosugisawa.
As atividades são abertas ao público e estão programadas para as seguintes datas:
• 14/10 – 14h – Outubro Rosa (câncer de mama)
• 11/11 – 09h – Novembro Azul (câncer de próstata)
• 09/12 – 14h – Dezembro Laranja (câncer de pele)